Nossa História




Edgard Roquette-Pinto é considerado o pai da radiodifusão no Brasil, por ter sido ele quem, com seu espírito visionário, em 1923, criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com propósitos de difusão da educação no país, por meio desse canal que já estava, à época, se mostrando revolucionário, na sua capacidade de comunicação em massa, em tempo real.

Vinte anos após a empreitada de Roquette Pinto, no ano de 1943, com o mundo vivendo os horrores da Segunda Grande Guerra, a Zona da Mata mineira viu nascer a ZYD2 – Rádio Sociedade Muriaé, uma das emissoras também pioneiras no Brasil, fruto da coragem visionária, como a de Roquette Pinto, de arrojados empreendedores muriaeenses: José Teodoro Pires Jr.; Olavo Tostes; Murilo Andrade; Gilberto Andrade e Geraldo Starling.

As origens desta história mostram, dessa forma, tanto a evolução do Rádio em nosso país como a participação da nossa Rádio Muriaé nesse processo.

Honra-nos muito contar como soubemos nos reinventar, ao longo do tempo, de maneira a nos adaptarmos a cada novo momento, a esse que se tornou o meio de comunicação mais importante do mundo nas décadas que se seguiram.

Desde o início, a radiotransmissão foi se incorporando à vida de pessoas, de maneira exponencialmente irreversível.

E a fabricação, em larga escala, dos aparelhos de rádio, acompanhava o número crescente de pessoas ávidas por tudo o que passou a ser oferecido através das “ondas médias e curtas”.

Em cada casa, o aparelho de rádio era peça obrigatória e, em torno dele, as famílias se reuniam para ouvir as notícias pelo “Repórter ESSO”; acompanhar, emocionadas, novelas como “O direito de nascer”; torcer nas séries de ação, como a famosa “Jerônimo, o Herói do Sertão”; divertir-se com programas humorísticos como o “Balança, mas não cai”, e vibrar com as transmissões de futebol e os grandes musicais como o “Programa César de Alencar”.

Em Muriaé, coerente com tais tendências, tornaram-se muito populares os programas de auditório, na antiga Sede da Praça João Pinheiro e as transmissões ao vivo dos jogos do Nacional Atlético Club, do Paulistano Futebol Clube, do Esporte Clube do Porto e dos demais times da cidade e da região.

E vieram os rádios portáteis e as transmissões em “Frequência Modulada”, a conhecida FM, agregando cada vez mais funcionalidade e qualidade às transmissões, ampliadas em proporções gigantescas com as novas possibilidades de ampliação dos horizontes por meio dos satélites.

Paulo Roberto Barros Silva e Jorge Rodrigues Barroca – o saudoso JB, inicialmente aprendizes de radialistas dos tempos dos Fundadores, assumiram o comando da já famosa, ZYD2, no final da década de 1960. Consolidaram,  com sua atuação, a construção da sólida identidade empresarial plantada pelos pioneiros, sempre se pautando pela prioridade na defesa dos interesses de uma crescente audiência, levando ao ar uma programação de qualidade, focada na informação confiável, isenta e imparcial; na cultura, no entretenimento sadio e na excelência na prestação de serviços a seus clientes.

E veio a Rádio Muriaé FM, na década de 1980, para se juntar ao gratificante trabalho de continuidade de uma história de sucesso das transmissões AM, que completam, neste ano de 2015, 72 anos.

E chegamos aos dias de hoje quando, para surpresa de muitos, o Rádio permanece em absoluta evidência, após ter passado pela revolução da televisão e,  apesar deste nosso “mundo.com”.

Liderada por Paulo Roberto Silva, atual Sócio-Diretor Geral, a consolidação da terceira geração executiva caminha a passos largos, por meio da presença de Paulo Roberto Filho, atual Diretor Comercial e virtual sucessor, no comando dos negócios.

Amplos e modernos estúdios, logística profissionalizada na composição do layout do parque de equipamentos, alinhados com o que de mais moderno existe na vanguarda tecnológica da radiodifusão, caracterizam, hoje, a moderna sede própria da Empresa, na Avenida Constantino Pinto. 

A certeza de que estamos no caminho certo vem da medida mais efetiva do sucesso de uma empresa de entretenimento como a nossa: a audiência em franco crescimento, que tem sido, felizmente, a tônica de toda esta nossa história.

Somos, hoje, com muito orgulho, uma das maiores líderes da preferência dos ouvintes, dentro das regiões abrangidas por nossa atuação, tanto na Rádio Muriaé AM 1.140Khz, quanto na 96 FM.

Por tudo isso, é que temos muito prazer em convidá-lo: VEM COM A GENTE! ajudar na continuidade desta história de sucesso.