Muriaé Céu claroMax 24º
Min  12º
JORNALISMO | 05/12/2019 « Voltar

Após polêmica, Prefeitura divulga nota esclarecendo destinação de recursos para o Natal Luz

Após polêmica, Prefeitura divulga nota esclarecendo destinação de recursos para o Natal Luz



A Prefeitura de Muriaé divulgou uma nota de esclarecimento na tarde desta quinta-feira (05) referente ao valor que foi gasto na montagem de toda estrutura na produção do Natal Luz.

Nos últimos dias, uma foto de uma página de edital circulou nos aplicativos de mensagens  informando o valor  R$ 461,300 disponível para ser gasto.

De acordo com o comunicado, toda verba destinada à um departamento não pode ser gasta em outra área.

A nota também ressaltou que o investimento foi realizado para receber visitantes de Muriaé e outras cidades e que essa movimentação gerará renda para o município.

Leia abaixo a nota de esclarecimento na íntegra

Nesta quarta-feira, 04/12/19, teve início em Muriaé o “Natal Luz”. A cerimônia de abertura reuniu milhares de pessoas que conferiram o  acendimento das luzes e da “Árvore de Natal” que foi montada na Lagoa da Gávea. No entanto, surgiram  questionamentos que precisam ser esclarecidos.

Na administração pública, existe o que se denomina de verbas específicas. Ou seja, são recursos que não podem ser aplicados em finalidades diferentes daquelas para as quais foram programadas.

É com este tipo de verba que a Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (Fundarte) trabalha. A Fundarte  tem a missão e a vocação de fomentar a Arte, a Cultura, o Turismo, o Esporte e o Lazer.

Assim, os recursos geridos pela Fundarte não podem, por exemplo, ser aplicados na saúde, na educação ou em obras. Eles precisam necessariamente ser destinados para promover o desenvolvimento artístico-cultural, incentivar as atividades esportivas, gerando emprego e renda, além de impulsionar o turismo.

O Natal Luz 2019 tem essas características, gerando emprego para dezenas de pessoas. A festa vai proporcionar 30 dias de diversas atividades para os Muriaeenses e visitantes. Tudo preparado com muito capricho e amor para que todas as pessoas possam vivenciar a magia típica do “Natal”.

Ao longo das próximas semanas, um número incalculável de visitantes virá de outras cidades para conferir a decoração natalina feita na Lagoa da Gávea, tirar fotos com o Papai Noel e curtir a programação. E essas mesmas pessoas farão aumentar o movimento no comércio, nos restaurantes e nos hotéis de Muriaé, aquecendo a nossa economia.

Como acontece em todos os investimentos, parte dos recursos que foram investidos para o Natal Luz 2019 retornarão para o orçamento do município através da intensa movimentação comercial que a cidade receberá nos próximos dias. A Fundarte reafirma seu compromisso com o fomento de sua vocação nas diversas áreas de atuação. Investir em “Cultura” é compromisso com a qualidade de vida da população.

Compreendemos e fazemos coro que outras áreas precisam continuar tendo investimentos cada vez mais robustos, em especial nas áreas de Saúde e Educação. Mas não podemos deixar de afirmar que investir em Cultura, Arte, Esporte, Lazer e Turismo contribui positivamente tanto para a “Saúde” quanto para a “Educação” de toda a população. 

A Fundarte agradece o apoio de todos os parceiros na concretização do “Natal Luz”. Desejamos um Feliz Natal Luz para todos.            

"A arte deve, antes de tudo e em primeiro lugar, embelezar a vida; portanto, fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros.“ (Nietzche)

Fundarte - Prefeitura Municipal de Muriaé

 

 



Fonte : Rádio Muriaé




COMENTÁRIOS 28


Erci
Postado no dia 05/12/2019 - 18:55 Cidade: Muriaé - MG
» Da próxima vez ver se dão mais valor ao campeonato da cidade! Já q a verba é para esses ideáis,prq esses campeonatos são tão ruins em suas premiações?


Sagitáriana
Postado no dia 05/12/2019 - 19:05 Cidade: Muriaé - MG
» Muito bonito ,mas deveria ter efeitado um pouco o centro , praça João Pinheiro, Praça do Trabalhador onde as familias com menos pode r aquisitivo se encontram ,para as compras ,para comemorar o natal , tirar fotos e muitas pessoas não conhecem o local , é longe , atravessar asfalto , iluminou demais lá , e aqui no povão nada ?????? Acredito que a verba mesmo destinado , o que acho um absurdo ,deveria ter dividido pela cidade e não concentrar tudo lá, vai a dica , estamos precisando de muitas melhorias em nossa cidade , é só dá uma olhando nas periferias , tá triste de ver.


Ribeiro
Postado no dia 05/12/2019 - 19:25 Cidade: Muriaé - MG
» A nota de esclarecimento sem convencimento, infelizmente comprovou o absurdo praticado. É lamentável o ocorrido.


JOY DEVIL
Postado no dia 05/12/2019 - 19:46 Cidade: Muriaé - MG
» Parabéns Grego, ficou lindo demais, show !!!!


Felipe
Postado no dia 05/12/2019 - 20:28 Cidade: Muriaé - MG
» Como se diz na cultura popular: Estou cansado de ser enganado!


Tatiana
Postado no dia 05/12/2019 - 20:37 Cidade: Muriaé - MG
» É bem compreensível esta nota, mas a FUNDARTE para querer investir em Turismo, Laser, Esporte e Cultura deveria antes de qualquer coisa investir em suas escolas, em suas ações, de que adianta essa arvore de natal escondida só para pessoas que tenham carro possam v~e-la, onde estão placas que indiquem ao turista essa bela iluminação, essa lagoa não é a Rodrigo de Freitas e tão pouco a iluminação é de Gramado. Não há ônibus que leve até o local muito menos nos fins de semana. A ultima nota foi sobre o telhado da biblioteca, uma nota totalmente fora da realidade...dá para confiar? não. Quem assina essas notas? quem responde afinal de contas por falhas como estas? queremos respostas claras


Paulok
Postado no dia 05/12/2019 - 21:10 Cidade: Muriae - Mg
» Enfim.blablablablabla.algumas palavras bonitas e bem empregadas pra inludir e emgana o povo que paga seus impostos todos os anos.e morem nas filas dos hospitais.ou ate mesmo morem ate antes de fazer um exame que foi marcado pelo sus.ai vem gasta 461.000 em uma arvore de natal.com tamtas escolas sem se quer tem alimento para os alunos.nada fazem em respeito do dezenprego.ai vem falando que gastando 461.000 vai gera emprego.vai gerar sim algums empregos.mas o povo presiza de emprego temporario nao.mas sim uma solucao pra o dezenprego.desculpe por palavras erradas.poiz nao tive formacao em aprender escrever bem e falar coisas bonitas pra engana o povo.


Luiz Costa
Postado no dia 05/12/2019 - 21:48 Cidade: Vila Velha - ES
» Que beleza...bordão de certo um narrador esportivo!


Rodrigo
Postado no dia 05/12/2019 - 22:10 Cidade: Muriaé - Mg
» Aqueceria a economia da cidade se fosse na praça João Pinheiro, pois o maior número de comércios da cidade se concentra ali, lojas restaurantes... daqui alguns dias as lojas ficarão abertas até mais tarde e a praça escura e sem um enfeite se quer, acho que a administração deveria pensar mais um pouquinho antes de gastar nosso dinheiro.


Pablo
Postado no dia 05/12/2019 - 22:17 Cidade: Muriae - Mg
» Meio milhão de reais em verba pública pra isto????? Nesta crise??? Onde está o MP??


Transparência
Postado no dia 05/12/2019 - 22:24 Cidade: Muriaé - Minas gerais
» O problema não é a destinação do valor, mas O VALOR!!!! A PREFEITURA DEVERIA ESPECIFICAR OS CUSTOS NA AÇÃO PROPOSTA!!! 460.000!!!!!Aguardamos a transparência!!!!!!!!


Felippe
Postado no dia 05/12/2019 - 22:35 Cidade: Muriaé - MG
» E o papai Noel existe... Se acredita?


Julio
Postado no dia 05/12/2019 - 22:36 Cidade: Muriae - Mg
» Bem se comércio de Muriaé fica no centro da cidade.Nao seria viável a prefeitura investir nessa área gerando assim mais emprego a cidade.O que de temos de geração de renda na Gávea


Sebastião Carlos do Nascimento
Postado no dia 05/12/2019 - 22:38 Cidade: Muriaé - MG
» Concordo plenamente, mas é a praça João Pinheiro, será que não merecia também um toque especial, pois ali também é um espaço cultural do povo. Porque só na Lagoa?


Joaquim Meireles
Postado no dia 05/12/2019 - 23:12 Cidade: Muriaé - MG
» Coloca na conta do povo que o povo paga a conta.


Batista
Postado no dia 05/12/2019 - 23:38 Cidade: Muriaé - MG
» Não há problema algum investir na cultura ,mas 460 mil ,não é 46 mil . Me diz então qdo vão destinar um valor assim tão alto para a saúde, já milhares de exames esperando para serem feitos(tomografias,ressonâncias etc)faltam médicos nos postos. Não adianta dizer que a cultura de um local enfeitado vá gerar saúde a quem precisa de medicamentos já faz tempo. Única doença que pode ser auxiliada em tratamento com a cultura é a depressão, e as outras doenças ? Qtos processos contra a prefeitura já no fórum por conta de medicamentos? É lindo ver as luzes de natal ,mas é triste ter que correr atrás de fórum para conseguir um exame quem na tem condições de pagar. Medicamentos na farmácia nem se fala ,cada dia é cortado mais um . O problema não é investir na cultura, mas um valor assim revolta em meio a tanta precariedade na saúde. Saúde é em 1° lugar. Triste que nenhum governo entende isso,pois não são eles quem precisam. :/


SAFIK SALLES
Postado no dia 06/12/2019 - 06:03 Cidade: MURIAÉ - MG
» O ESCLARECIMENTO NÃO FOI CONVINCENTE, MANDA OUTRA PRA VER SE RESOLVE.


Jhon
Postado no dia 06/12/2019 - 06:41 Cidade: Muriaé - Mg
» Parabéns à Fundarte pela iniciativa!


Pedro Americo
Postado no dia 06/12/2019 - 07:07 Cidade: Muriaé - MG
» Não adianta rebater nada aqui nesse tabloide de imprensa esquerdista, não vai ser publicado mesmo.


elaine abreu
Postado no dia 06/12/2019 - 07:13 Cidade: Muriaé - MG
» Parabéns pelo projeto e a todos os envolvidos. Nossa cidade agradece. Arte, cultura, turismo, esporte e lazer tem que ser valorizado em nossa cidade.


VIVIANE MACIEL
Postado no dia 06/12/2019 - 07:23 Cidade: MURIAÉ - Minas Gerais
» Achei maravilhoso tudo, lugar já era lindo e ficou mais lindo. Meus filhos ficaram encantados... Agradeço a todos por tornar o meu Natal ainda melhor.


Márcia dos Santos Medeiros
Postado no dia 06/12/2019 - 08:07 Cidade: Muriaé - MG
» Ah ! Ok ! Foi apenas caso de superfaturamento então ! Ufa, menos mal !


OBSERVADOR
Postado no dia 06/12/2019 - 09:13 Cidade: muriae - mg
» Povo reclama de Tudo,se faz acha ruim,se não faz,reclamam também,a prefeitura falha? Sim,mas,também acerta! Os mesmos que reclamaram ja devem ter ido lá para prestigiar o evento! Atual administração esta de parabéns pela gestão,nao sabemos como se encontrava o caixa do município antes da atual administração assumir ! Leva tempo meus caros para se colocar a casa em ordem!


Morador
Postado no dia 06/12/2019 - 09:29 Cidade: Muriaé - MG
» Engraçado que pra isso a prefeitura consegui verba, mas para coisas necessárias falam que não tem dinheiro.


SERGIO MACHADO
Postado no dia 06/12/2019 - 10:47 Cidade: MURIAE - MG
» Sem comentários....


Felipe Sanches
Postado no dia 06/12/2019 - 12:28 Cidade: Muriaé, - Mg
» Só acho que podia ter feito no centro da cidade,aí movimentaria bem mais o comércio local...


Magno
Postado no dia 06/12/2019 - 15:35 Cidade: Muriaé - Mg
» Dava pra criar: -escolinhas de Youtubers em todos os bairros -cinema grátis ao ar livre -festival de música anunciado pelo carro de bombeiros -construção de um estúdio de gravação e mixagem musical para artistas locais -enviar jovens para fazer cursos de animação gráfica em 3D em São Paulo -Trazer um workshop de estamparia de renome nacional -criar uma tv online -pagar um curso de administração pública voltada para cultura para os funcionários da Fundarte -parcerias profissionalizantes levando jovens ao encontro de especialistas nacionais em diversas áreas da cultura como: iluminação de palco, fotografia, gastronomia, aproveitamento de espaço público para lazer e cultura, criação de roteiros, etc. -projeto de fechamento de rua no centro, uma vez por semana ao longo do ano todo, para incentivar o passeio com animais, esporte, banho de sol, música ao vivo acústica em palcos menores... Melhor distribuir o valor dentro da secretaria de cultura do que comprar uma árvore.


Morador do Santana
Postado no dia 07/12/2019 - 01:29 Cidade: Muriaé - MG
» Falou, falou, falou e não explicou o motivo do valor ser tão alto. Acho isso um abuso, quase 500 mil reais para enfeitar a lagoa da Gávea. Tem um grande detalhe também, me parece que é o aluguel dos enfeites para ficar algumas semanas. É um descaso com os pagadores de impostos de Muriaé. Não sou contra a prefeitura fazer investimento de enfeites de natal, porém o dinheiro do contribuinte tem que ser usado de forma séria e sensata. O resultado disso e de muitas outras obras, vai se ver nas urnas!

COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES