Muriaé Céu nublado com chuvaMax 24º
Min  14º
Audiência pública discute projeto que cria Dia Nacional da Viola Caipira
DIRETO DA REDAÇÃO | 15/06/2017 « Voltar

Audiência pública discute projeto que cria Dia Nacional da Viola Caipira


A viola caipira faz parte da cultura e tradição de uma parte do Brasil que vai do Paraná ao Tocantins, passando por São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

O som da viola está na catira, no cururu, em festas religiosas, na música sertaneja e ganhou até versões para orquestra. Mas não o reconhecimento oficial. Por isso o violeiro pede ajuda, como nessa música da dupla Zé Mulato e Cassiano.

Como maneira de reconhecer a importância dessa manifestação cultural, projeto em tramitação na Câmara (PL 7415/2007) cria o Dia Nacional da Viola Caipira, a ser comemorado em 13 de julho, dia do nascimento do jornalista e pesquisador Cornélio Pires, que em 1928 gravou o primeiro disco de música caipira.

O autor do projeto é o deputado João Daniel, do PT de Sergipe.

"A viola caipira e a cultura verdadeira nunca somem. Ela é parte da história e da luta do povo brasileiro e nós precisamos valorizá-la".

A tramitação do projeto foi interrompida na Câmara porque a legislação (Lei 13.345/2010) prevê que datas comemorativas só podem ser criadas após audiências públicas. Para resolver a lacuna, a Comissão de Cultura da Câmara promoveu debate sobre o assunto (nesta quarta-feira, 14), com a presença de deputados, pesquisadores e, é claro, violeiros.

Um deles o próprio Zé Mulato, que falou da importância da viola e da música caipira na cultura nacional.

"Nós precisamos, todos nós, que a nossa viola caipira seja realmente notada com mais firmeza, com questões até de leis, porque a história do Brasil escrita é uma e a outra parte da história do Brasil é contada através de viola desde que ela existe".

A audiência pública foi pedida pelo deputado Evandro Roman, do PSD do Paraná. Ele disse que agora o projeto pode andar mais rápido, com chances até de ser aprovado antes da data de 13 de julho.

"Quem não gosta de viola caipira pode ter certeza, parafraseando outros já, bom sujeito não deve ser. A moda de viola é algo que entra na alma de cada um de nós. Ela toca nossos corações e faz com que realmente venhamos a nos reportar todas as nossas ações ligadas à terra, à lida com os animais, aquele romantismo que tem no interior".

O projeto que torna 13 de julho o Dia Nacional da Viola Caipira precisa ser aprovado por duas comissões, a de Cultura e a de Constituição e Justiça.

Um grupo de deputados, como a deputada Jandira Feghali, do PCdo B do Rio de Janeiro, quer apressar o processo e defende que o projeto tramite em regime de urgência na Câmara.



Fonte : Rádio Câmara




COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    











PUBLICIDADES