Muriaé Céu claroMax 38º
Min  20º

JORNALISMO | 20/09/2019

Mais de 55 mil veículos estão registrados em Muriaé, afirma Diretor do Demutran e Policiais Militares

Mais de 55 mil veículos estão registrados em Muriaé, afirma Diretor do Demutran e Policiais Militares
Além dos veículos registrados em Muriaé, percorrem pelas ruas da cidades os veículos de outras cidades (Foto: PMM)

 

De acordo com o Diretor do Demuttran, Ivanir Pimentel, as atividades seguem até o dia 26 deste mês.

Capitão André resaltou a dominuição da criminalidade em Muriaé através dos serviços da PM

Tenente Mello enfatizou que a sociedade precisa fazer a sua parte no trânsito

Começou nesta sexta-feira (20) uma série de programações da Semana Nacional de Trânsito. Em Muriaé diversos eventos estão previstos para os próximos dias. O objetivo é trabalhar a educação no trânsito com a população de diferentes idades.

Nesta quinta-feira, o presidente do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demuttran), Ivanir Pimentel, acompanhado dos Policiais Militares, Tenente Mello e Capitão André deram uma entrevista à Rádio Muriaé falando da realidade do trânsito na cidade.

De acordo com Pimentel, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) fez um levantamento em Muriaé e constatou que até junho deste ano a cidade possui registrado mais de 55 mil veículos. O equivalente a um veículo para cada dois habitantes, sem contar os veículos flutuantes, que vêm à Muriaé, mas não são da cidade.

Os Militares também falaram sobre o índice de criminalidade que diminuiu na cidade nos últimos meses, após a implantação do rotativo.

Outro detalhe importante abordado na conversa foram os números de acidentes por falha humana, que chega a 94% na estatística.

Os militares também alertaram a população e disseram que se todos fizer sua parte, o trânsito ficará mais organizado e principalmente mais seguro.

 

Confira a programação completa

21/09 - Campanha "Prevenção é Tudo"

Horário: 9h

Local: Praça João Pinheiro

Objetivo: distribuição de bafômetros descartáveis para realização de autoteste antes de dirigir

Realização: Prefeitura de Muriaé (Demuttran / Saúde) e Rádio Muriaé

26/09 - Premiação "Motorista Nota 10"

Horário: 8h30min

Local: Grande Hotel Muriahe

Objetivo: reconhecer e valorizar o trabalho de motoristas profissionais que se destacaram no cumprimento de suas funções em 2019

Realização: Prefeitura de Muriaé (Demuttran).


Fonte : Rádio Muriaé






JORNALISMO | 20/09/2019

Dentista alerta sobre a forma correta de clareamento dos dentes

Dentista alerta sobre a forma correta de clareamento dos dentes

Um dos serviços que está movimentando os consultórios dentários são os clareamentos nos dentes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda se arriscam em realizar procedimentos artesanais com substâncias não confiáveis  e acabam colocando a saúde em risco.

Nesta sexta-feira (20) a dentista Stéfanne Gripp participou do programa “Manhã da Muriaé” e durante a entrevista falou sobre a forma correta de realizar o clareamento dentário.

De acordo com a dentista, as duas formas mais seguras e mais utilizadas pelos dentistas é o clareamento caseiro, em que o paciente aplica um gel nos dentes por pelo menos quatro horas diárias entre duas a três semanas ou o clareamento feito em consultório em que o paciente tem um resultado imediato.

Stéfanne também falou dos alimentos que deixam os dentes mais escuros. “Existem inúmeras comidas que contribuem para deixar os dentes amarelados, porém, o cigarro, o café e os refrigerantes e qualquer outro alimento que possuem corantes são os principais vilões” afirmou a dentista.

Stéfanne enfatizou que depois do clareamento é normal os dentes ficarem um pouco sensíveis, mas depois de alguns dias a sensação passa.

 


Fonte : Rádio Muriaé






JORNALISMO | 20/09/2019

Seminário discute a educação ambiental na região

Seminário discute a educação ambiental na região
Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação

 
 
 
 
 
Estimular as articulações entre os municípios e promover a participação de todos no processo de educação ambiental, como forma de sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente. Com este objetivo foi aberto, nesta quinta-feira (19), o 31º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA). O município de Rosário da Limeira, distante 36 km de Muriaé, está recebendo o encontro. 
 
O ForEA é uma iniciativa idealizada pelo Polo Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (CIEA MG ZM) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e já foi realizado em diversas cidades da região. A CBA é uma das apoiadoras do fórum.
A Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato sediou o evento. A quadra coberta ficou lotada, com mais de 250 participantes entre educadores, alunos, autoridades, empresários e membros da população de Rosário da Limeira e de cidades do entorno. 
 
O prefeito de Rosário da Limeira, José Maria da Silva, abriu os trabalhos. Em seu discurso, ressaltou a importância da iniciativa para o debate das questões ambientais e aproveitou para parabenizar o trabalho da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Montezano, em especial, pelos esforços na área de educação ambiental no município. 
 
A CBA foi representada pelo coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Comunicação e Responsabilidade Social, Elson Cristiano da Silva. Em seu breve discurso, Elson lembrou como a mineração está presente em diversos aspectos da vida de todos nós. “Está nos aviamentos, no transporte, na cobertura deste ginásio, nos remédios. Em resumo, a nossa vida está intimamente associada aos minerais”, disse. O representante da CBA ressaltou a atuação sustentável da empresa na região e as parcerias, citando o exemplo da iniciativa com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que realiza trabalhos de pesquisa em reabilitação ambiental, restauração florestal e conservação hídrica.
 
Elson enfatizou o compromisso da CBA com a atuação em projetos sociais voltados para a geração de renda, melhoria da educação e apoio à gestão pública. “O investimento social que realizamos na região é a prova de que construímos parcerias de valor, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da nossa área de atuação”, falou. Segundo Elson, investir na educação ambiental é um compromisso da CBA. “Quando acreditamos e investimos em educação ambiental, assumimos um compromisso importante, já que a prática não pode ir na contramão do que é ensinado”, concluiu. A empresa desenvolve na região, há 18 anos, projetos de educação ambiental que já beneficiaram mais de 70 mil pessoas na Zona da Mata.
 
Logo após a solenidade de abertura, ocorreu o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata e Autoridades, conduzido pelo engenheiro florestal do IEF e presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), Renato Gomes. O espaço foi uma oportunidade de autoridades e gestores municipais responderem questões relacionadas ao meio ambiente e de educação ambiental na região. 
 
Programação
O fórum conta com duas programações distintas: uma voltada para os gestores municipais e autoridades da Zona da Mata e outra direcionada para o público infantil. 
O ForEA de Gestores, iniciado nesta quinta-feira, dia 19, acontece até o dia 21. A programação conta com palestras sobre percepção ambiental, uso dos recursos naturais, planejamento do uso da terra e de saneamento básico. Uma série de oficinas construtivas também estão previstas para o público.
Na próxima semana, nos dias 26 e 27/9, acontece o ForEA Mirim, com uma programação especial para as crianças e jovens do ensino Infantil, Fundamental e Médio, que vai contar com apresentações artísticas e culturais, gincana ecológica, oficinas, palestras, dentre outras. As atividades ocorrerão na Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato e na Escola Estadual Américo Duarte, em Rosário da Limeira.
No dia 21 acontecerá o Primeiro Pedal Pelas Águas do Brigadeiro, um passeio de bicicleta, com palestras e plantio de mudas de árvores em comemoração aos 23 anos do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
 

Fonte : CBA






JORNALISMO | 20/09/2019

1º Festival de Balonismo colore o céu de Muriaé

1º Festival de Balonismo colore o céu de Muriaé
Ao todo, oito balões sobrevoaram o céu de Muriaé

 

 

 

 

O céu de Muriaé ficou mais colorido na manhã desta sexta-feira (20). Milhares de pessoas acordaram com uma vista cheia de balões espalhados pela cidade. O Primeiro Festival de Balonismo reuniu oito pilotos de várias partes do Brasil para dar um verdadeiro show em Muriaé.

Desde as primeiras horas do dia, cada piloto recebeu códigos de latitude e longitude para decolar em diferentes pontos de Muriaé. Em poucos minutos o céu estava repleto de balões. A previsão era realizar os pousos no Complexo Poliesportivo Rodrigão, mas com a mudança do vento, os balonistas pousaram em diversos pontos da cidade.

Nesta sexta-feira, a partir das 16h a decolagem está marcada para acontecer no Complexo Poliesportivo Rodrigão a partir das 16h. A entrada é franca. De acordo com o Presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Jony Alvarês, não será realizado passeios pagos com a população, apenas para os ganhadores dos sorteios realizados na cidade.

Confira a programação completa

20/09/2019 – sexta-feira

07h as 10h – Decolagem

16h as 18h – Decolagem

18h – carreata de fogo

20h – Chegada da carreata no Rodrigão

21/09/2019 – sábado

07h as 10h – Decolagem

16h as 18h – Decolagem

18h – Night Glow

20h – Show Hermes Viola e Luiz

22/09/2019 – domingo

07h as 10h – decolagem

14h – show Batuque de 2

 


Fonte : Rádio Muriaé






JORNALISMO | 20/09/2019

Moradores de Muriaé registram balões pelos céus da cidade




Foto : instagram @elianexaristeu

Fonte : Rádio Muriaé






JORNALISMO | 20/09/2019

Começa nesta sexta-feira o 1º Festival de Balonismo de Muriaé; Confira a programação

Começa nesta sexta-feira o 1º Festival de Balonismo de Muriaé; Confira a programação
A primeira decolagem está marcado para sexta (20) a partir das 7h (Foto: Festival de balonismo de Guarujá)

O Céu vai ficar mais colorido a partir desta sexta-feira (20). Entre os dias 20 a 22 de setembro,  acontece o 1º Festival de Balonismo de Muriaé. Dezenas de baloeiros de todo Brasil estarão na cidade realizando decolagens e apresentando a população um dos esportes mais antigos do país, porém pouco difundido. O evento acontecerá no Complexo Poliesportivo Rodrigão. Além das decolagens, haverá também shows com bandas locais e food Trucks. A realização é da prefeitura...
Fonte : Rádio Muriaé






POLÍCIA | 20/09/2019

Jovem é presa ao tentar entrar com droga no estômago na Penitenciária de Muriaé

Jovem é presa ao tentar entrar com droga no estômago na Penitenciária de Muriaé

Mais uma jovem foi presa com drogas no estômago na Penitenciária Dr. Manoel Lisboa Junior na noite desta quinta feira (19). Agentes desconfiaram que a visitante levaria droga para seu marido. Ao passar pelo Scaner, espécie de um raio- X corporal, foi identificado algo no corpo da jovem. Diante dos fatos foi preciso conduzir a jovem para o Hospital São Paulo (HSP) para exames mais detalhados no que foi constatado 28 buchas de maconha dentro de seu estômago. Após a realização de uma lavagem intestinal, a jovem conseguiu expelir a droga Diante da situação ela recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzida ao...
Fonte : Rádio Muriaé






JORNALISMO | 20/09/2019

Polícia Civil instaura inquérito para apurar suposta fraude nas inscrições de Concurso público do Demsur




Polícia Civil instaura inquérito para apurar suposta fraude nas inscrições de Concurso público do Demsur

A Polícia Civil instaurou um inquérito nesta quinta-feira (19) para investigar uma possível fraude nos pagamentos das inscrições no site da empresa Excelência Concursos, responsável pela aplicação das provas.  De acordo com o delegado Fábio Nascimento, da divisão de defraudações, O Ministério Público encaminhou uma denúncia de que o dinheiro das inscrições não estava caindo no sistema da empresa, e que o site pode ter sido Hackeado. Algo que ainda não está oficialmente...
Fonte : Rádio Muriaé






POLÍCIA | 19/09/2019

Polícia Civil realiza operação para combater comércio clandestino de peças automotivas

Polícia Civil realiza operação para combater comércio clandestino de peças automotivas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19), a Megaoperação Mosaico, com o objetivo de combater desmanches e comércio clandestino de peças usadas de veículos. Cerca de 900 policiais civis participaram em mais de 140 cidades, coibindo a atuação de empresas em desacordo com a Lei Federal 12.977/2014, conhecida como “Lei do Desmonte”.

A “Lei do Desmonte”, regulamentada no Estado em 2017, tem como principal objetivo inibir o furto, roubo e receptação de veículos, por meio da comprovação de origem das peças que chegam até o consumidor final. Para continuarem operando, as empresas de desmontagem, reciclagem e comércio de peças usadas devem ser credenciadas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), comprovando regularidade fiscal, estrutura mínima para a realização dos serviços e descarte controlado de óleos e fluídos.

Os desmanches clandestinos são os grandes alvos dessa operação. Muitos desses estabelecimentos podem estar recebendo os veículos roubados ou furtados e desmanchando para vender as peças.

Na Capital, onde ocorreram mais ações da Polícia Civil desde a implantação da Lei, os números de furtos e roubos de veículos caíram significativamente. No primeiro semestre de 2019, foram roubados ou furtados 3.381 veículos, uma redução de 42,5%, se comparados aos dados do mesmo período de 2018, de acordo com dados da Divisão Especializada em Prevenção de Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DEPIFRVRA).

Agora, intensificando as ações no interior do Estado, a expectativa da PCMG é obter resultados ainda melhores do que os já observados. De janeiro a junho do ano passado 22.187 veículos foram roubados ou furtados no Estado, no mesmo período desse ano, 17.330 veículos foram alvos de furto ou roubo, de acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Nos desmontes credenciados, cada uma das peças à venda recebe uma etiqueta de rastreabilidade e é incluída em um sistema informatizado, que vincula esse item ao veículo de origem e a nota fiscal. O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran-MG.

Os estabelecimentos fiscalizados durante a Operação Mosaico terão um prazo de 30 dias para a regularização. Se além da falta de credenciamento, os policiais civis encontrarem peças de veículos sem procedência, configurando prática criminosa, os proprietários dos desmanches clandestinos poderão responder criminalmente.

A Operação

Na arte denominada Mosaico, as peças são reunidas e encaixadas de forma a construir uma imagem. A ideia do nome da operação surgiu em alusão às peças que, assim como no mosaico, são minuciosamente encaixadas na montagem de um veículo.

MURIAÉ

Em Muriaé também foi realizado o início da fiscalização em comércios que já tinham iniciado o pré-cadastro e será dada continuidade à fiscalização em todos os comércios de peças usadas da cidade e região que após notificação terão prazo de 30 dias para regularização ou poderão ter suas atividades encerradas.

Os comerciantes interessados em regularizar seus comércios, poderão procurar servidores da Polícia Civil devidamente capacitado no CIRETRAN da 4º Regional situada na Rua Alfredo Pedro Carneiro, no parque de Exposições, em frente ao Sindicato dos Produtores rurais.

 


Fonte : Rádio Muriaé







Socialmente

DESTAQUES






PUBLICIDADES