- Cidade
- |
WhatsApp
Facebook

Parecia até brincadeira de criança, mas a coisa era bem séria. Os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo tiveram, na manhã de quinta-feira (13), a oportunidade de mergulhar nas atividades que os bombeiros realizam. Nem o calorão foi capaz de desanimar os 18 estudantes que foram visitar a sede do 2º pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé, na Gávea, que está completando no dia 17 de fevereiro, 19 anos de atuação no município.
O que não faltou foi atenção e curiosidade da meninada. Bernardo, 10 anos, adorou a ida ao quartel. Ele viu como acontecem os primeiros socorros e como é feito o controle de incêndio. Bernardo enfatizou à equipe da Rádio Muriaé a importância do trabalho desses heróis. “Ajudam a sociedade, a salvar vidas, ajuda as pessoas, os animais”, disse.
Na pauta dessa visita estavam atividades como demonstração de primeiros socorros fora e dentro da ambulância, como é feito o corte de ferragens para a retirada de vítimas em colisões entre veículos, uma voltinha pelo bairro de dentro do caminhão auto tanque e o controle de incêndio. Esta, inclusive, foi a parte mais divertida, porque ao fim, os alunos se refrescaram com banho de mangueira.
A professora que acompanhou os estudantes, Raquel Marques Silva, disse que eles ficaram fascinados. “Quanto mais contato as crianças tiverem com esse universo, exemplos de empatia que os bombeiros têm, mais importante é para a formação delas”.
O sargento Júlio Cézar, que trabalha como militar há 23 anos, afirmou que essa iniciativa é uma ação de cidadania. “Visa essa instrução, fomentar esse caráter de cidadania nas crianças que estão em desenvolvimento, além de reforçar os laços entre a comunidade e o pelotão”, destacou.
O 2º pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé realiza uma série de atividades desde o dia 10 de fevereiro com a comunidade muriaeense. São missas, cultos, visitas à Fundação Cristiano Varella, assim como idas à instituições (APAE e Lar Ozanam), doação de sangue no PACE e a recepção de estudantes em visita ao quartel.
Na noite de segunda-feira (17), o Corpo de Bombeiros recebeu, na Câmara Municipal de Muriaé, a moção de aplausos e encerrou as comoemorações dos 19 anos de instituição na cidade.