O Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais completa dezessete anos de atuação no município de Muriaé. Inaugurado no dia dezessete de fevereiro de dois mil e seis, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou o então oitavo Pelotão de Bombeiros Militar, hoje denominado Segundo Pelotão de Bombeiros Militar.

O Pelotão teve sua construção iniciada em oito de março de dois mil e cinco, localizada no bairro da Gávea, um ponto estratégico da cidade que facilita o acesso aos demais bairros e o rápido deslocamento para as rodovias que cortam o município. Na época, o então 8º Pelotão atendia a uma área de articulação de 31 municípios, entre Muriaé e região. Devido à criação de novas frações do Corpo de Bombeiros, a área de atendimento passou para 29 municípios, sendo que, em 2015, com a criação do Pelotão de Bombeiros em Leopoldina, a unidade de Muriaé passou a ser responsável por 16 municípios da Zona da Mata mineira, sendo o mais próximo o município de Eugenópolis (com aproximadamente 25 km de distância da sede do Pelotão), e o mais distante o município de Carangola (85 km).

A fração hoje é comandada pelo Primeiro Tenente BM Jorge Dornellas dos Santos Júnior e pertence à articulação do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar, possui ainda sob sua responsabilidade quinze municípios circunvizinhos a cidade de Muriaé. Conta com um efetivo de 33 militares, distribuídos em quatro alas operacionais, administração e grupamento de prevenção e vistoria e possui seis viaturas e dois barcos disponíveis para o emprego operacional. A fração realiza nos municípios pertencentes a sua área de atuação ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e ações de segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio e pânico.

Fonte: Rádio Muriaé

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: