- Cidade
- | 19/06/2023
O distrito de Bom Jesus do Madeira, em Fervedouro, ficou movimentado neste final de semana. Dezenas de aventureiros de várias cidades de Minas e de outros estados se reuniram e participaram do 9° Voluntariado da Trilha Brigadeiro Caparaó.
O percurso contou com a presença da montanhista, Arheta Duarte. Ela foi a primeira negra da América Latina e a sexta brasileira a conquistar o cume do Monte Everest, em 2021 e é a embaixadora da Trilha Brigadeiro Caparaó.
Foram 15 quilômetros de percurso. Os visitantes saíram do distrito em direção ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Durante toda a caminhada, houve plantio de árvores e poses para fotos. Todos registraram as belas paisagens que o parque oferece, como as lindas cachoeiras, as montanhas Pedra do Pato, Pico do Boné e o Pico do Soares.
No final do passeio, os caminhantes se encontraram em uma pousada do distrito para confraternizarem. De acordo com as responsáveis pela idealização do projeto, Amanda Guiduci e Valéria Moreira, o objetivo da caminhada foi Inaugurar a sinalização definitiva e apresentar parte do percurso a Embaixadora Oficial da Trilha, Aretha Duarte.
A caminhada contou com o apoio da Prefeitura de Fervedouro, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Fervedouro está entre as cidades que faz parte do Circuito Serra do Brigadeiro e está contribuindo para custear os serviços de sinalização e manejo da trilha dos primeiros 25 quilômetros.
Sobre a Trilha Brigadeiro Caparaó
A trilha Brigadeiro Caparaó terá aproximadamente 250 quilômetros de percurso. O projeto é que até 2025, se tudo correr dentro dos conformes, toda a trilha esteja sinalizada. O percurso começa por Fervedouro, passa por Carangola e irá até Espera feliz, finalizando na maior montanha de Minas Gerais, Pico do Cristal, dentro do Parque Nacional do Caparaó.
O projeto é uma iniciativa da empresa de economia criativa, Caminhantes do Caparaó e tem o apoio das prefeituras que a trilha percorre, além da parceria junto a iniciativa privada e a comunidade que abraçou a ideia.
A meta para os próximos anos é que o percurso ajude a economia através do incentivo à agricultura familiar, de uma forma sólida e sustentável.
Caminhantes do Caparaó se dedica a explorar as trilhas e os atrativos naturais da região, realizando caminhadas, trekking e expedições pelos dois parques. Os participantes têm a oportunidade de vivenciar a natureza exuberante da área, com suas paisagens montanhosas, cachoeiras, rios e uma rica biodiversidade.
Ainda segundo as organizadoras, para participar do projeto basta entrar para o grupo de voluntários no WhatsApp, através do link clicando aqui.