Andrei Lima Venâncio, aluno do IF Sudeste MG, está entre os 20 finalistas da Brain Bee.

Andrei Lima Venâncio, aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), passou por duas fases eliminatórias da Olimpíada de Neurociências, sendo a local realizada pela FAMINAS e pela Fundação Cristiano Varella (FCV) em Muriaé, e a primeira etapa do nacional, que ocorreu online. Agora, Andrei terá o desafio de representar a Zona da Mata mineira na seletiva nacional, que acontecerá no Rio de Janeiro no dia 1º de julho, com o objetivo de garantir uma vaga na International Brain Bee, nos Estados Unidos.

Durante sua jornada, Andrei contou com o apoio fundamental de seus professores do IF Sudeste MG, além da equipe da FAMINAS e FCV. A gratidão do jovem estende-se também à sua família e amigos, que sempre acreditaram em seu potencial. Para Andrei, a participação na Brain Bee foi um encontro com sua paixão pela neurociência, despertando o desejo de seguir uma carreira na área médica, especialmente na Medicina.

A FAMINAS e a FCV têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento de talentos científicos em Muriaé. Há cinco anos consecutivos, as instituições promovem a seletiva local da Brain Bee, proporcionando aos jovens a oportunidade de se aproximarem de temas relacionados ao cérebro e ao comportamento humano, despertando vocações científicas no Brasil. A equipe composta por estudantes, estagiários e educadores da FAMINAS e FCV ofereceu suporte aos competidores através de aulas práticas, imersões, simulados e outras atividades intensivas que permitiram aprofundar o conhecimento no universo da neurociência.

O coordenador do comitê local, o neurocientista Sérgio Gomes da Silva, destaca que mais de 600 alunos da rede básica de ensino já participaram da Brain Bee em Muriaé. Além de Andrei, outros representantes da cidade se destacaram na etapa nacional, como o estudante João Pedro Dornelas, que conquistou uma excelente colocação entre os 10 melhores do Brasil na edição de 2020. Para João Pedro, a competição foi um marco importante em sua vida, permitindo o aprofundamento de seus conhecimentos no sistema nervoso e influenciando sua escolha profissional em favor da Medicina.

Sérgio Gomes da Silva reforça o apoio oferecido pela FAMINAS e Fundação Cristiano Varella, expressando o orgulho de liderar a iniciativa em Muriaé e destacando a importância de proporcionar um futuro melhor para todos os jovens e adolescentes.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: