- Cidade
- |
WhatsApp
Facebook

Nesta semana, a cidade de Muriaé comemora 170 anos de emancipação política com uma programação especial repleta de eventos culturais, inaugurações e homenagens. Em destaque, o programa Amerp em Ação nos Municípios, trouxe uma edição comemorativa dedicada à história e ao desenvolvimento da cidade.
O programa recebeu como convidados especiais o prefeito de Muriaé e presidente da Amerp e do CIMERP, Dr. Marcos Guarino, e o coordenador do Memorial de Muriaé, João Carlos Pereira Vargas, que compartilharam memórias e informações sobre a trajetória da cidade.
Segundo Dr. Marcos Guarino, a semana festiva começou com uma reunião histórica no Teatro Zaccaria Marques, que contou com a presença de quatro historiadores. A programação incluiu ainda a inauguração do segundo restaurante popular da cidade, no bairro Porto, e a entrega da Medalha José Alencar.
Nesta quinta-feira, 16 de maio, data oficial da emancipação, o Parque Municipal receberá o hasteamento da bandeira seguido de apresentação musical da União dos Artistas. À tarde, no Mercado Municipal, acontece uma ciranda literária com alunos e famílias. Já às 16h, será lançado o livro do ex-ministro Saraiva Felipe, encerrando o dia com shows de Maiara, Evandro Vasco e da banda 14 Bis.
Durante a entrevista, o prefeito destacou os avanços recentes da cidade nas áreas de saúde, educação, segurança e assistência social. Citou como exemplo a criação de duas cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares, com refeições a preços acessíveis. A cidade também se destaca como polo regional de saúde, atendendo mais de 3 milhões de pessoas e resolvendo 99% dos casos localmente.
Entre as projeções para os próximos anos de gestão, Dr. Marcos anunciou a implantação de uma terceira cozinha comunitária, revitalizações de praças e do centro de convivência do idoso, além da construção de uma unidade para atendimento à população idosa.
João Carlos Pereira Vargas explicou que Muriaé teve início em 1819 como um aldeamento, com o objetivo de concentrar a população indígena em uma área demarcada de 12 km². A cidade cresceu rapidamente, tornando-se distrito em 1841 e conquistando a emancipação política em 1855. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pela produção cafeeira.
Ele também esclareceu algumas dúvidas históricas recorrentes, como a suposta ligação de Muriaé com Itamuri. Segundo Vargas, a relação era eclesiástica, e não administrativa: ambas as localidades eram distritos de Visconde do Rio Branco, mas Muriaé sempre foi a sede do município após sua emancipação.
O programa contou ainda com mensagens emocionadas de muriaeenses notáveis, como o humorista Pedro Bismarck, criador do personagem Nerso da Capetinga. Ele relembrou com carinho sua infância e juventude na cidade, destacando momentos vividos em locais icônicos como a Igreja Matriz São Paulo, a Praça João Pinheiro e o Grupo Escolar Silveira Brum.
Também foi ao ar uma mensagem do diretor da Rádio Muriaé, Paulo Roberto Barros, que destacou os 80 anos da emissora como parte fundamental da história da cidade, contribuindo com informação, serviço e integração regional desde sua fundação.
Durante as comemorações pelos 170 anos de Muriaé, a educação foi celebrada como um dos pilares fundamentais da história e do desenvolvimento do município. Um momento marcante foi o depoimento do professor Nicodemos Couto, referência no ensino local, que relembrou com emoção a trajetória educacional de sua família e o papel da educação na formação da cidade.
Nicodemos destacou o legado de seus avôs: Gonçalves Couto, primeiro diretor da Escola Estadual Doutor Silveira Brum – a primeira escola pública da cidade – e Rafael Barreto, fundador da Escola São Paulo, instituição privada que até hoje mantém forte compromisso com a formação cidadã e que é atualmente dirigida por ele.
“A educação sempre foi o alicerce de nossa cidade”, afirmou o professor, enfatizando o poder transformador das salas de aula e o papel essencial de professores e estudantes na construção do futuro da comunidade. Sua fala recebeu elogios ao vivo, sendo reconhecido como símbolo de uma educação de excelência, mantida por décadas em Muriaé.
Além de relembrar figuras históricas, Nicodemos também convocou a comunidade a renovar o compromisso com um ensino de qualidade, inclusivo e transformador. Sua homenagem se estendeu a todos os educadores que contribuíram – e continuam contribuindo – para fazer da cidade um exemplo de desenvolvimento e dedicação ao saber.
Ao final do programa, o prefeito Marcos Guarino reforçou o orgulho de ser muriaeense e parabenizou a Rádio Muriaé pelo trabalho sério e comprometido com a cidade. “É uma história bonita, de credibilidade. A Rádio Muriaé sempre esteve presente nas conquistas e no crescimento do nosso município”, afirmou.