No mais recente episódio do “Amerp em Ação nos Municípios”, o tema foi a preservação do meio ambiente, com foco nas unidades de conservação, áreas essenciais para proteger ecossistemas e promover o desenvolvimento sustentável. O ambientalista Romero Valente, da Associação Ação Ecológica (Aeco), e Júlio Carneiro dos Santos, de Laranjal, explicaram o que são essas unidades, como são criadas nos municípios e as características necessárias para que uma área seja transformada em um espaço de proteção ambiental.

Além de destacar a importância da preservação das nascentes e áreas naturais, os especialistas apontaram os benefícios financeiros que a criação dessas unidades traz aos municípios, como o aumento no repasse do ICMS ecológico, um incentivo fiscal destinado a quem promove ações ambientais. Júlio compartilhou sua experiência em Laranjal, onde o trabalho de preservação tem gerado retornos ao município.

O programa também abordou temas urgentes, como o impacto das queimadas nas áreas protegidas e as punições previstas para quem as degrada.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: