WhatsApp
Facebook
Fotos: Antônio Evaristo/Rádio Muriaé

Foi realizada na noite desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Muriaé, uma Audiência Pública para discutir questões relacionadas à segurança pública do município. A iniciativa foi do vereador e delegado da Polícia Civil, Rangel Martino, e contou com a presença de representantes da Polícia Civil, Polícia Penal, Prefeitura de Muriaé, Ministério Público, Defensoria Pública e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Polícia Militar justificou sua ausência por meio de nota, alegando envolvimento de boa parte do efetivo em uma ocorrência no momento da reunião.

Entre os principais assuntos debatidos, ganhou destaque a crescente onda de furtos na região central da cidade, que tem gerado intensa repercussão nas redes sociais. Moradores e comerciantes relataram preocupação com a insegurança e cobraram medidas mais efetivas de prevenção e combate à criminalidade.

Outro ponto de grande preocupação abordado durante a audiência foi a transferência de detentos ligados à facção criminosa Comando Vermelho para a Penitenciária de Muriaé. O tema causou inquietação entre os presentes, que temem o aumento da violência e o fortalecimento da atuação do crime organizado na cidade e região.

Também foi discutida a possível implantação da Guarda Municipal em Muriaé, uma medida que, segundo as autoridades presentes, já é adotada em grande parte dos municípios brasileiros com porte semelhante ao do município. A criação da guarda é vista como um reforço importante no apoio às forças de segurança.

Durante a audiência, a Prefeitura anunciou que novas câmeras de segurança com tecnologia de alta resolução serão instaladas ainda este ano em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é coibir a ação de criminosos e auxiliar nas investigações das forças policiais.

Uma ata da audiência foi lavrada e um documento oficial será encaminhado ao Governo de Minas, com o objetivo de solicitar apoio e apresentar as demandas da cidade em relação à segurança pública.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: