- Cidade
- |
O Segundo Pelotão de Bombeiros de Muriaé realizou nesta terça-feira (25) uma série de ações de conscientização em comemoração ao “Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento”. O objetivo foi alertar sobre os perigos dos acidentes aquáticos e a importância de medidas preventivas. O foco principal da operação foi direcionado aos clubes locais, espaços frequentados por muitas famílias durante o período de férias e de calor.
Em entrevista ao programa “Plantão de Polícia”, o Comandante do Corpo de bombeiros em Muriaé, Tenente Dornelas explicou que afogamento é um problema sério de saúde pública, afetando especialmente crianças e jovens com menos de 25 anos. “Conscientizar a comunidade sobre os riscos e a necessidade de prevenção é essencial para reduzir o número de incidentes e preservar vidas”, disse o Tenente.
Foram realizadas vistorias em diversos clubes da região, entre eles o Colina Country Club, Muriaé Tênis Clube, Via Park Club, Clube dos Bancários e AABB.
Durante as ações, foram enfatizadas orientações essenciais para prevenir acidentes, como a importância de sempre supervisionar crianças próximas a piscinas e não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água.
O Tenente Dornelas ressaltou que a conscientização é a melhor forma de evitar tragédias. “O afogamento é um evento que pode acontecer de forma rápida e silenciosa, por isso é fundamental que todos estejam alertas e cientes dos cuidados necessários ao redor de corpos d’água. A prevenção é a chave para evitar perdas irreparáveis”, afirmou o Tenente.