No evento, Programa de Educação Ambiental da Companhia levou oficina infantil e apresentou ao público ações socioambientais desenvolvidas na região
- Cidade
- | 05/06/2023
No mês de junho, Pirapanema, distrito de Muriaé, entra em destaque na região com o Gastronomia na Serra, um dos principais eventos do circuito cultural da Zona da Mata mineira. Chegando à 11ª edição em 2023, o Festival foi realizado entre os dias 1º e 4. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) manteve o seu tradicional patrocínio ao evento, levando ao público apresentações sobre os seus projetos desenvolvidos junto à região, além de uma oficina interativa para crianças, com foco na preservação ambiental e na sustentabilidade.
Na ocasião, a comunidade de Pirapanema e todo o público do Festival puderam visitar o stand da CBA, para conhecer o seu trabalho socioambiental, além de saborear o café produzido pela empresa nas áreas mineradas, as quais foram reabilitadas, permitindo o plantio desta tradicional cultura da região.
A reabilitação da área minerada traz melhorias ambientais e de produtividade no campo, devolvendo aos produtores rurais a terra em condições iguais ou melhores que as de origem, possibilitando a atividade de mineração sem interferir na vocação do meio rural. O processo se inicia com a reconformação topográfica, repondo a curvatura natural do relevo da Zona da Mata mineira, e o retorno do solo rico, reservado e armazenado no processo de extração de bauxita. Na sequência, é realizado o preparo do solo, com adubação orgânica e mineral, e, por fim, o plantio de culturas agrícolas, florestais ou espécies nativas, utilizando das melhores técnicas desenvolvidas em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
No último dia do evento, o Programa de Educação Ambiental (PEA) trouxe uma oficina lúdica para as crianças, promovendo atividades, brincadeiras e dinâmicas para ensinar a se divertir cuidando da natureza.
O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, relata que o Festival é importante para o desenvolvimento do distrito de Pirapanema, a cultura e a gastronomia regionais. “Temos orgulho de participar do Festival desde a primeira edição. Para nós, é um momento muito importante de interação com a comunidade e uma oportunidade de trazermos, na prática, os benefícios gerados a partir da Mineração Sustentável realizada pela CBA. Ressalto, ainda, o protagonismo da comunidade de Pirapanema e a condução da Fundarte em prol do desenvolvimento regional neste festival, que é um marco no calendário cultural da região”, destaca.
O Gastronomia na Serra é promovido pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte).