Stand da Companhia trouxe atividades lúdicas e interativas para o público na primeira edição do evento
Fotos: CBA

Reforçando a cultura de conscientização ambiental dentro e fora de suas operações, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está participando do Projeto Ciranda Literária – Muriaé em Movimento. A primeira edição do evento aconteceu no último sábado (18), na Praça Prefeito Paulo Carvalho, mais conhecida como Praça do Trabalhador, na Barra. A iniciativa de cunho educacional possui atrações e apresentações artísticas, realizadas pela Prefeitura de Muriaé, e conta com a participação do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CBA.

A secretária Municipal de Educação em Muriaé, Cristina Navarro de Aquino, destaca a mobilização de toda a rede municipal para valorizar os escritores, artistas e a cultura muriaeense junto às crianças. “A primeira edição do Ciranda Literária foi um sucesso e extrapolou nossas expectativas. Agradecemos muito a participação da CBA, que abraçou essa iniciativa conosco desde o começo”, celebra.

Por meio da equipe do PEA, a Companhia marcou presença no evento com um stand que, de forma lúdica e por meio de brincadeiras, mostrou como é a produção do alumínio e como a empresa opera sua barragem, prezando sempre pela sua segurança. A dinâmica incluiu caça-palavras, jogos da memória e outras atividades que mostraram como o alumínio está presente no dia a dia das pessoas.

O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca que o ambiente propiciado pelo Ciranda Literária nas praças de Muriaé junto à comunidade escolar será um importante canal para a conscientização e conhecimento da Mineração Sustentável da CBA.

“Desenvolver ações nestas temáticas é o objetivo do nosso PEA, que se conecta com o Ciranda Literária pela proposta lúdica e educativa. Temos um grande prazer em levar a conscientização ambiental para as comunidades, bem como informar sobre como desenvolvemos nossa Mineração Sustentável, tendo a oportunidade de tirar dúvidas e prestando esclarecimentos às comunidades locais”, destaca.

O Ciranda Literária – Muriaé em Movimento é uma iniciativa inédita na cidade, envolvendo diversas entidades e instituições locais, com realização de gincanas, apresentações artísticas, arrecadação de livros, entre outros atrativos. Após sua primeira edição em março, o evento acontecerá sempre no 3º sábado de cada mês, em diferentes praças do município.

Programa de Educação Ambiental – PEA 

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação, estando presente há 40 anos na Zona da Mata Mineira.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: