Iniciativa realizada pela CBA, em parceria com o Instituto Votorantim, visou apoiar a educação pública em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre
Foto: CBA

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) chegou à conclusão de mais um ano de atividades em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre, com a celebração dos resultados de destaque. A iniciativa desenvolve ações em parceria com as Prefeituras e as Secretarias Municipais de Educação para oferecer suporte direcionado às necessidades de cada município, com o objetivo de fortalecer a educação nos municípios e trazer resultados efetivos para o ensino nas escolas públicas.

O PVE é promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Instituto Votorantim. Em Muriaé, os ciclos de formações foram realizados nos formatos presencial e online, com foco no processo de recomposição das aprendizagens e na adaptação do Currículo Referencial do município. As 16 escolas que participaram do PVE em 2022 tiveram a oportunidade de trocar experiências e definir o melhor caminho a ser seguido, a fim de alcançar níveis satisfatórios de aprendizagem dos estudantes no retorno das aulas presenciais.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Muriaé, Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro, o PVE é uma parceria recorrente no município e vem dando suporte para estratégias mais eficientes para a melhoria da educação. “As formações propostas para as frentes gestão educacional, gestão escolar e mobilização social possibilitaram um enriquecimento técnico de assuntos educacionais, além de terem ajudado a entender e diagnosticar melhor o território da educação municipal. Queremos continuar construindo uma rede inovadora, focada na aprendizagem dos estudantes e com profissionais motivados e valorizados”, destaca. 

Em São Sebastião da Vargem Alegre (SSVA) foi realizado um Plano de Recuperação das Aprendizagens, que incluiu a reestruturação do reforço escolar, visitas domiciliares e acompanhamento dos alunos faltosos; alfabetização sistemática dos alunos do fundamental II e inovação das estratégias didáticas. Também foi realizada reunião com grupos de alunos sobre o grêmio escolar, interesse sobre profissões, cursos técnicos e áreas de atuação, bem como alinhamento com psicóloga para planejar rodas de conversas com os alunos para discutir o futuro para 2023.

Aryane Manfron, assessora júnior da Oficina Municipal, destaca os resultados positivos em SSVA. “Nossa avaliação do programa é muito boa, principalmente na forma de pensar a educação, no fazer o básico com excelência, na necessidade de qualificação dos processos e dos ajustes daquilo que já tem sido feito de maneira automática. Também foi importante para entender o que é possível fazer melhor, planejar, registrar e acompanhar”, ressalta.

Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno das operações, com ações estruturantes em prol da melhoria da educação pública, é um importante eixo de atuação social da Companhia, sempre em parceria com o Instituto Votorantim e consultorias especializadas. “O PVE vem sendo na região uma das mais importantes ferramentas para fortalecer a educação pública, transformando, de forma relevante, a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos”, pontua.

Sobre o PVE

O programa Parceria pela Valorização da Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas da Votorantim que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: