- Cidade
- |
WhatsApp
Facebook

Nesta quinta-feira (29) acontece o “Dia Livre de Impostos” em Muriaé. A ação, que é um protesto contra a alta carga tributária no Brasil e uma oportunidade para os consumidores adquirirem produtos e serviços com preços reduzidos.
De acordo com Vitor, diretor executivo da CDL ACE Mais, o objetivo principal da campanha é conscientizar a população sobre o peso dos tributos no dia a dia. “Logo cedo, já olhei o impostômetro e ele marcava mais de três trilhões de reais pagos em impostos só neste ano. O brasileiro trabalha cinco meses só para pagar tributo”, destacou.
Em Muriaé, mais de 77 estabelecimentos aderiram à ação, incluindo lojas de cosméticos, roupas, calçados, joalherias, farmácias e prestadores de serviços. Para identificar os participantes, a CDL distribuiu balões nas cores azul e amarela com a logomarca da campanha, além de orientar os lojistas a usarem etiquetas nos produtos com os valores originais e os preços sem impostos que podem chegar a uma redução de até 33%.
Entre os itens que mais chamam atenção está o combustível. Segundo Vitor, um dos postos participantes está comercializando a gasolina por R$ 3,82, bem abaixo dos cerca de R$ 6,59 praticados normalmente. No entanto, há regras para garantir o acesso de mais consumidores, como limite na quantidade de litros por pessoa.
“O empresário arca com o valor do imposto como forma de protesto. Ele corta na própria carne. Mas também é uma chance de movimentar o comércio, conquistar novos clientes e levantar o caixa”, explicou.
Durante a manhã, uma carreata com carro de som e equipe de comunicação percorreu a cidade para divulgar a ação. A lista completa de lojas participantes pode ser conferida nos perfis da CDL ACE+ e CDL Jovem Muriaé no Instagram.
“Aproveitem, porque hoje é um dia para consumir com preços muito melhores e também para refletir: todo esse imposto que a gente paga, será que está voltando em forma de saúde, educação e segurança de qualidade?”, concluiu Vitor.