- Cidade
- | 08/07/2023
O cinema que marcou gerações de muriaeenses no centro da cidade fechou as portas nesta quarta-feira (05). O motivo é a necessidade de modernização do sistema de projeção, que já não acompanha as novidades da indústria cinematográfica. Mas os amantes da sétima arte não precisam se preocupar: o Cine Veredas continua funcionando no Shopping Boulevard, com salas confortáveis e equipadas com tecnologia de ponta.
O proprietário do Cine Veredas, João Gomes, conta que iniciou sua trajetória no ramo em 1992, quando revitalizou o antigo Cine Brasil Barra, que estava prestes a fechar. Depois de seis anos de sucesso, ele teve que encerrar as atividades por causa da crise que afetou os cinemas de rua no país. Em 2002, ele retomou o projeto no MarCenter Shopping, com uma sala de cerca de 100 lugares, que se tornou um ponto de encontro e cultura para a população.
“Os tempos mudaram, a indústria do Cinema progrediu e precisávamos atualizar nosso sistema que estava defasado pelos seus 21 anos. Obviamente, fizemos várias melhorias durante este período, mas já não eram mais suficientes. Muriaé merecia um ´upgrade´ que nos colocasse no nível de cidades grandes”, explica Gomes.
A oportunidade veio com a construção do Shopping Boulevard, onde o Cine Veredas inaugurou duas salas modernas e amplas em 2022. Segundo Gomes, o projeto foi idealizado pelo arquiteto Jorge Feres, que também intermediou o contato com o empreendedor do shopping, Luciano Varella. “Agradeço ao Jorge Feres, além de arquiteto do projeto, nos conectou com o Luciano Varella, empreendedor do Shopping Boulevard, além de produzir um projeto perfeito que encanta nossa população e de municípios vizinhos”, diz.
João afirma que o cinema é uma indústria que se renova constantemente e que acompanha as tendências mundiais. Ele revela que o Cine Veredas está se preparando para adotar a tecnologia laser nas projeções, além de destacar também o apoio da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), que provê informações e recursos para os exibidores e produtores.
“Eu vejo o cinema como um ponto de encontro. É impressionante como os jovens, principalmente, frequentam as salas de cinema, gostam, discutem sobre os temas, colecionam baldes de pipocas dos filmes, vestem roupas de heróis e vilões, etc. Em cidades como a nossa Muriaé, o cinema é ainda mais importante em função da carência de lazer. Eu gostaria de estimular a todos: Venham ao cinema, apreciem, estimulem esta indústria de lazer, de imaginação, sonhos e também de realidade. A Cultura e nós também do Cine Veredas Boulevard agradecemos”, conclui.