Data é um marco para a história do país
- Cidade
- | 07/09/2024
Muriaeenses e admiradores acompanharam na manhã deste sábado (07) os desfiles cívicos militares em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
Foram as ruas as Forças de Segurança, Bandas musicais, Fanfarras, Instituições, Secretarias, Escolas de música e dança da Fundarte e expressões de vários seguimentos.
A data é um marco para a história do país, isso porque celebra o momento em que o Brasil conquistou sua independência política em relação a Portugal e tornou-se uma nação soberana. Assim, o país deixou de ser uma colônia de Portugal e se tornou um país independente, com seu próprio governo.
A FUNDARTE abriu seu desfile com os alunos das Escolas de Arte que estudam e produzem diferentes emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico. As Escolas são Coordenadas por Fernanda de Paula.
Logo em seguida, as Escolas: Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon, Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla, Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca e Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra.
Na sequência vieram Corpo de Bombeiros, Policias, Demolays, Fanfarras e o Tiro De Guerra.
Sobre os Desfiles e homenagens:
7 de setembro é um marco para a história do país. De acordo com historiadores, desde 1930, para celebrar a data e o fomento à identidade brasileira, são realizados os desfiles cívicos com a participação de escolas e algumas entidades. Antes disso, somente os militares cruzavam ruas e avenidas no evento em alusão à Independência do Brasil.