- Cidade
- | 11/10/2022
Hoje no dia 11 de outubro de 1872, há 150 anos nascia José Pacheco de Medeiros. Um dos nomes mais importantes na história de Muriaé, conhecido também como Cel Pacheco de Medeiros. De acordo com relatos da época, o título foi concedido pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Hermes da Fonseca. José Pacheco de Medeiros era conhecido também com Tabelião Pacheco de Medeiros, nome do Fórum da Comarca de Muriaé.
A história aponta que nas comemorações do Dia do Muriaeense, em 6 de setembro de 1959, o orador oficial foi o Ministro João Lyra Filho, amigo da família Pacheco de Medeiros que proferiu o seu discurso da sacada do prédio da Prefeitura, ocasião da inauguração da placa da Praça Cel Pacheco de Medeiros.
Os filhos do Cel Pacheco de Medeiros, os advogados Dr. Paulo Pacheco de Medeiros falou em nome da família e o Dr. Lauro Pacheco de Medeiros, fez uma conferência sobre a importância do petróleo para a economia brasileira.
Sua filha Maria Elisa Andrade de Medeiros, foi quem descerrou o pano que cobria a placa da Praça Cel Pacheco de Medeiros. O Prefeito na época era o Sr. Dante Bruno.
Ministro João Lyra Filho, e suas primeiras palavras em homenagem ao Cel Pacheco de Medeiros e aos seus familiares, disse: “Ao ver que estar aqui, inspirado por um instantâneo resolver do meu sentimento, devo cruzar a consciência da vida com a consciência da morte. O senão da vida repousa na consciência da morte”.
Durante seu discurso, disse ainda que a consciência da vida está no povo, renovando-se moral, política e socialmente com o revezamento das gerações. Segundo os familiares, “o povo participou, como unidade arregimentada não vanguarda, aquele que, militando na Política, na Administração, na imprensa e no Foro, senão também na igreja, serviu prodigamente ao bem da comunidade desta terra, logrando ser recordado no nome posto na praça deste logradouro. Fácil é ver que alude ao Coronel Pacheco de Medeiros”.
Fonte: Gazeta de Muriaé