- Cidade
- | 08/01/2023
O prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino (PSB) acompanhado de integrantes da Defesa Civil, representantes do Demsur e Secretários municipais, concederam, na manhã deste domingo (08), uma coletiva de imprensa para fazer um balanço das chuvas em Muriaé.
De acordo com o prefeito, toda a equipe está empenhada 24 horas atuando nos pontos mais críticos. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Leandro Henrique, nesse momento o principal alerta são os deslizamentos de encostas. Nas últimas horas, vários deslizamentos foram registrados no município, como no bairro Gaspar, na Rua 1º de Maio, no Encoberta, no bairro Cerâmica e na BR-356. “É importante que a população, ao perceber algum deslizamento de terra, mínimo que seja, que abandone seus imóveis e entre em contato com a Defesa Civil urgente através do número 199”, disse Leandro.
Abastecimento de água
Segundo o diretor de Águas e Esgoto, João Ciribeli, não há desabastecimento de água em Muriaé. Ele disse que as captações do Rio Glória e Rio Preto estão funcionando normalmente e que todos os reservatórios da área urbana e distritos estão abastecidos.
A limpeza da cidade acontecerá após o recuo dos rios e em caso de falta d´água a população poderá entrar em contato com o número 115.
Desabrigados e desalojados
A Secretária de Desenvolvimento Social, Vanessa Mendes afirmou que na manhã desse domingo há 54 desabrigados em Muriaé. Todos estão hospedados no CEFAS, localizado no bairro Barra. Ainda não há números oficiais de desalojados. Esse levantamento será feito com o recuo das águas.
Ainda segundo a Secretária, é importante que as pessoas que residem em áreas de risco, ao perceber alguma anormalidade, que abandonem suas casas.
Riscos de doenças
Marcos Guarino alertou sobre os riscos de doenças que as enchentes trazem, como hepatite e leptospirose. A orientação é que em caso de sintomas, que as pessoas procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e que os pais evitem deixar os filhos brincando nas águas da enchente.
Governo do Estado em alerta
Guarino informou também que ontem a noite recebeu uma ligação da equipe do Governador de Minas, Romeu Zema (NOVO) informando que ele está acompanhando tudo que está acontecendo em Muriaé e cidades da região, mas nenhuma visita, até o momento, está confirmada.