Lael Varella durante entrevista à Rádio Muriaé

Ele é empresário, foi deputado federal por sete mandatos seguidos e idealizador da Fundação Cristiano Varella. Em entrevista à Rádio Muriaé nesta terça-feira (27), Lael Varella que completará 84 anos em fevereiro do ano que vem, falou sobre sua vida, de suas conquistas pessoais e profissionais.

A entrevista foi conduzida pelo diretor presidente da Rádio Muriaé, Paulo Roberto Barros, com quem Varella tem uma amizade de décadas. Durante a conversa, Lael não poupou elogios à Rádio Muriaé e falou do papel social que a emissora exerce durante todos esses anos.

Dia-dia

Mesmo com tantas empresas para administrar, Lael falou da simplicidade de como é sua rotina diária, bem diferente de anos atrás em que se desdobrava para cumprir seus compromissos em Brasília e visitar suas empresas em outros estados.

Hoje ele acorda por volta das 6h, faz uma hora de atividade física, sempre com um acompanhamento de um personal, depois vai até Covepe, conversa com os funcionários, faz umas ligações para gerentes de outras empresas e visita o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella.

Durante todos esses anos é comum ver Lael Varella caminhando pelos corredores da Fundação e interagindo com pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Vida na política

Foram 28 anos atuando na vida pública e muitas idas e vindas de Muriaé à Brasília. Nesse período, Lael Varella participou da construção e votação da Constituição Federal em 1988, no Impeachment de Fernando Collor de Mello em 1992, como um dos líderes do antigo PFL, sempre teve acesso aos presidentes que passaram neste período.

Até o final de 2022, Lael Varella segue como suplente de senador. Mesmo não atuando mais como deputado, algo que seu filho Misael Varella herdou, ele disse que segue acompanhando os bastidores políticos. “Infelizmente o Congresso Nacional piora a cada ano”, contou.

Fundação Cristiano Varella

Quando o assunto é Fundação Cristiano Varella, Lael não poupa elogios. Ele relembrou, em rápidas palavras, como tudo começou, através de seu filho, Cristiano Varella, que morreu tragicamente, em um acidente automobilístico, em 1994, quando vinha para Muriaé votar no dia das eleições e como seu filho se tornou inspiração para salvar a vida de outras pessoas. “Eu vejo a Fundação a obra mais importante do Brasil nos últimos anos”. afirmou.

E ele tem mesmo motivos para acreditar. O Hospital do Câncer de Muriaé é hoje referência em todo o país em  tratamento oncológico. Atualmente a Fundação atende centenas de cidades mineiras, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A importância da Faminas na região

Lael Varella enfatizou a importância da Faminas. Outro grande empreendimento construído pela família que segundo ele, exerce um papel fundamental em toda a região, na formação de novos profissionais.

Atualmente a Faminas é reconhecida como um dos principais centros de ensino do Estado, com sede em Muriaé e Belo Horizonte.

Olhando para frente

Ao olhar para frente, Lael Varella se sente uma pessoa realizada e com a sensação de dever cumprido. Hoje suas mãos se multiplicaram para atender, ao mesmo tempo, a vida pública, as empresas e a Fundação, através de seus filhos. “A vida é feita de grandes momentos”, afirmou Lael Varella.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: