- Cidade
- | 29/05/2023
O Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Gustavo Gastão acompanhado do diretor administrativo, Murilo Pizato Marques concederam uma entrevista à Rádio Muriaé nesta segunda-feira (29) e falaram sobre as mudanças de taxa para tarifa nas contas emitidas pelo Demsur. (Clique no vídeo acima e confira a entrevista na integra).
Os especialistas informaram que a mudança partiu da Agência e não da Prefeitura. O objetivo da mudança é para que as tarifas sejam cobradas de forma mais justa. A partir de agora, o valor da tarifa será de acordo com o volume de resíduos sólidos que cada residência produz.
Gustavo e Murilo explicaram que a Agência segue as diretrizes da União. O cálculo é baseado no consumo de água que cada residência consome.
Segundo a Agência, atualmente os gastos com resíduos sólidos são retirados da receita da distribuição de água, o que, de acordo com estudos, cria uma defasagem financeira na autarquia e faz com que o serviço de distribuição de água possa ficar comprometido no futuro.
Os funcionários esclareceram também que qualquer reclamação e aqueles que se sentirem lesados com as cobranças, poderão entrar em contato com a ARIS. Uma análise será feita para saber se houve algum cálculo errado.