A Escola estadual Geraldo Rocha obteve a maior pontuação do Estado em Língua Portuguesa no Ensino Médio. O estudo foi feito através do SAEB

O município de Antônio Prado de Minas, localizado a 48 quilômetros de Muriaé ganhou notoriedade em todo o estado de Minas. A Escola estadual Geraldo Rocha obteve a maior pontuação do Estado em Língua Portuguesa no Ensino Médio. O estudo foi feito através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) realizado em 2021 e divulgado recentemente.

A escola que conta com 156 alunos e 32 professores não chegou a essa marca por acaso. De acordo com o diretor, Mikely Morcef, vários projetos extraclasse são desenvolvidos, o que potencializa ainda mais o aprendizado dos alunos.

Segundo o diretor, programas como “Café Literário” são realizados. Nesse dia, são desenvolvidos projetos de linguagens onde todos os anos, um tema relevante é abordado e trabalhado durante todos os bimestres. No final é realizado a culminância do projeto em um sábado letivo, aberto a comunidade escolar, onde acontecem apresentações de teatro, danças, músicas, palestras com convidados e um delicioso café da manhã.

Projetos de leitura também são desenvolvidos. Os alunos são estimulados a frequentar a biblioteca e a preencher uma ficha de leitura. “No final de cada bimestre realizamos a premiação dos leitores do bimestre. Convidamos escritores regionais para uma roda de conversa com nossos alunos no momento de premiação” disse o diretor.

Outro trabalho que faz toda a diferença no desenvolvimento dos alunos são os acompanhamentos em gráficos. “Bimestralmente, coletamos informações sobre nossos estudantes e turmas com base em gráficos gerados a partir de formulários fornecidos pela coordenadora do curso Técnico de Informática, tanto no Pré-Conselho quanto no Conselho de Classe” informou o diretor. Esses dados permitem a identificação de forma eficaz as turmas que precisam de intervenção pedagógica mais intensiva.

Outro fator, que segundo a direção da escola, faz toda a diferença, são os laços que os professores têm com a escola. “Os professores de Língua Portuguesa e de Matemática são moradores de Antônio Prado de Minas, estudaram aqui na escola e tem filhos matriculados aqui. O sentimento de pertencimento é muito grande, e na minha opinião, faz toda diferença na educação de nossos alunos”, conclui o diretor.

Esta semana, o diretor da escola participou de um live com o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, oportunidade que compartilhou todos os projetos desenvolvidos na escola e que impactam, de forma positiva, não só os alunos, mas a toda população.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: