WhatsApp
Facebook

O Escritório Modelo, espaço vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAMINAS, apresentou na última semana o projeto arquitetônico desenvolvido para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Muriaé- DEAM. Idealizado por alunos do 9º e 10º períodos do curso, sob a orientação dos professores da instituição, o projeto visa otimizar a infraestrutura da unidade, tornando o ambiente mais funcional, seguro e acolhedor, tanto para as mulheres que acessam o serviço, quanto para os profissionais que atuam na unidade. A apresentação à equipe da Delegacia contou com a exibição de um modelo tridimensional (3D), com todos os detalhes e as soluções arquitetônicas propostas para melhoria do espaço.

A Delegacia da Mulher de Muriaé, em funcionamento desde 2013, é referência no acolhimento de mulheres em situação de violência no município e nas cidades próximas. Por meio das delegacias especializadas, além do acolhimento às vítimas, são disponibilizados serviços como registros de casos de violência doméstica, familiar, sexual e feminicídio. Diante da sensibilidade desses atendimentos, a criação de um espaço mais estruturado, digno e humanizado tornou-se fundamental.

De acordo com a delegada Natália Magalhães, a parceria com a FAMINAS surge como uma resposta concreta à necessidade de aprimorar o espaço da unidade. “O projeto está muito bem trabalhado, com detalhes que atendem às nossas expectativas e necessidades. A parceria com a FAMINAS representa um grande avanço para o atendimento em Muriaé. Agora, é trabalhar para executá-lo e entregar para a cidade uma delegacia adequada às mulheres,” afirma.

A iniciativa integra as atividades do Escritório Modelo da FAMINAS, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Supervisionados por professores especialistas, os alunos participam de atividades como vistorias, levantamentos, análise de condições topográficas, climáticas e geológicas, elaboração de projetos e execução de obras. O Escritório tem como objetivo a produção de projetos institucionais para unidades e equipamentos públicos, além de executar projetos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Muriaé na Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Esta iniciativa visa promover a elaboração de projetos e assistência técnica gratuita para famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda de até três salários-mínimos.

Para a estudante Mariana Amaral, do 10º período, a proposta vai além da reformulação arquitetônica. Ela representa um compromisso social com a humanização dos espaços públicos. “A ideia é trazer um ambiente muito mais confortável para a Delegacia e para a Casa da Mulher, porque são espaços que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade. A delegacia, por si só, já é um ambiente mais rígido. Reformar é uma forma de tornar esse espaço mais receptivo e mais humano. Nossa meta é proporcionar um lugar onde elas sintam que estão protegidas e acolhidas de verdade,” destaca.

Referência na formação de profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo, a FAMINAS se destaca por um currículo inovador, alinhado às tendências e demandas do mercado. A instituição aposta em uma formação que une teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e estratégicas voltadas à criação de soluções para diferentes tipos de necessidades e demandas, das mais simples até as mais complexas. Com um forte viés social, o curso incentiva o engajamento dos alunos em projetos que impactam positivamente a comunidade e contribuem para uma cidade mais justa, inclusiva e bem planejada.

A coordenadora do curso, professora Ana Elisa Martins, reforça o papel transformador do Escritório Modelo, tanto na formação dos estudantes quanto no fortalecimento de laços com a comunidade. “O nosso Escritório Modelo tem como principal função aproximar os estudantes da realidade da profissão. Eles aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos reais, voltados para demandas institucionais e sociais. Já desenvolvemos projetos para a APAE de Muriaé, para o Corpo de Bombeiros, além de trabalhos com a Fundarte e, agora, com a Delegacia da Mulher.”

Mais orientações sobre como acessar aos serviços do Escritório Modelo podem ser consultadas por meio do telefone (32) 3729-7545.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: