WhatsApp
Facebook

Em mais uma participação nos estúdios da Rádio Muriaé, o estrategista Thiago Moraes, da Olman, voltou a conversar sobre construção de marcas. Após ter abordado anteriormente o conceito de branding, desta vez o tema foi o rebranding — o processo de realinhamento estratégico de uma marca.
Segundo Thiago, o branding pode ser entendido como a gestão contínua da marca, enquanto o rebranding representa um momento de mudança, um ajuste de rota para atender novos objetivos ou superar desafios enfrentados pela empresa. “Não é apenas mudar o logotipo. Rebranding é estratégia, é conhecer o mercado, o público, a concorrência e entender os caminhos futuros”, afirmou.
Entre os principais motivos que levam uma empresa ao rebranding, estão momentos de crise, como o caso da Odebrecht, que teve de se reposicionar totalmente e, preferencialmente, momentos de crescimento. Thiago destacou que, principalmente em cidades como Muriaé, muitos empreendedores começam com poucos recursos e, à medida que a empresa se expande, surgem necessidades de reposicionamento e amadurecimento da marca.
Ele também apontou os principais receios dos empreendedores ao considerar mudanças na identidade da empresa: o apego emocional à marca original e o medo de o público associar a mudança a uma crise. Para superar isso, é fundamental um trabalho estratégico e bem comunicado.
O especialista ainda citou como exemplo local o caso da antiga RV Consultoria Contábil, que passou por um processo de rebranding conduzido pela Olman e se transformou na Dacto Contabilidade. A mudança veio após um diagnóstico completo, que apontou problemas como ruído na comunicação e baixa diferenciação no mercado digital. Com base nisso, foi proposta uma nova identidade que refletisse o momento de expansão da empresa. O resultado foi uma marca mais estratégica, com nome exclusivo e presença digital fortalecida.
Para Thiago, o primeiro passo para qualquer processo de rebranding é a análise. “Temos um serviço chamado diagnóstico de marca. Ele mostra onde a empresa está e para onde pode ir. A partir daí, traçamos os caminhos para o reposicionamento”, explicou.
Por fim, o especialista deixou dicas para empreendedores que suspeitam que sua marca possa precisar de uma atualização: dificuldades em identificar o público-alvo, vendas em queda, logotipos defasados e ausência de uma identidade visual adaptável são alguns dos sinais de alerta.