A previsão é que as obras durem até 3 meses e evitarão que os esgotos sejam derramados no Rio Muriaé
Mário Brambila, Marcos Guarino, Consolação e João Ciribelli durante a entrevista coletiva - Foto: Paulo Victor Costa/Rádio Muriaé

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (24) o Demsur informou que iniciará uma série de intervenções na Avenida Juscelino Kubitschek, no Centro de Muriaé. De acordo com a diretoria do Demsur, ao todo serão 10 pontos de intervenções e a previsão é que as obras durem de dois a três meses.

Serão construídos pontos de coleta de esgoto, que até então, são derramados in natura ao Rio Muriaé, motivo da avenida exalar um mal cheiro durante o dia. As intervenções acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 17h.

Alterações no trânsito

Durante o período de obras, haverá alterações no trânsito na avenida e ruas adjacentes. Por isso, os motoristas devem ficar atentos às sinalizações.

Haverá, ainda, alteração na rota de ônibus que circulam no local. As linhas que saem do Porto em direção à Prefeitura, farão um desvio pela Ponte do Brum, passando pela BR-356, retornando pela ponte da Casa de Saúde e seguindo novamente pela JK.

Objetivos do projeto

O projeto pretende recolher boa parte do esgoto produzido na região central e depois ser direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Principal, localizada no Porto.

Atualmente Muriaé trata apenas 32% de todo esgoto produzido no município. Mesmo com o baixo número, a cidade é um dos municípios da Zona da Mata em que mais consegue tratar os resíduos, ficando à frente até de Juiz de Fora que trata 29%.

Segundo a autarquia, após as intervenções realizadas na Avenida JK e no Porto e em outros pontos já previstos, Muriaé conseguirá tratar 52% de todo esgoto produzido.

O prefeito Marcos Guarino que também participou da coletiva disse que em sua última visita a Brasília conseguiu destravar um recurso de 27 milhões de reais que havia sido direcionado para o município, mas não chegou a ser depositado. Com esse valor, o planejamento é construir outras ETE´S pela cidade e nos próximos anos chegar a 80% de todo esgoto tratado. Se esse planejamento se concretizar, Muriaé estará entre as cidades que mais tratará esgoto no Brasil.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: