O Jiu-jítsu é uma arte marcial que se desenvolveu no Japão a mais de 2000 anos e inicialmente era usada como técnica de guerra pelos guerreiros samurais. Aqui no Brasil a arte marcial desembarcou no início do século XX.

Recebemos na manhã desta quinta-feira (10), nos estúdios da Rádio Muriaé, os atletas Luan e Erick, do Aze Studio, para uma entrevista sobre o esporte que tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano do muriaeense.

A prática foi ressignificada ao longo do tempo, passando de uma arte marcial para um estilo de vida, ressaltam os atletas. O jiu-jítsu promove força, mobilidade, equilíbrio e agilidade, mas também tem um impacto profundo no controle emocional e na disciplina, tanto para adultos quanto para crianças.

Para Luan, muitas pessoas adotam o jiu-jítsu para sair do sedentarismo e, ao longo do tempo, o esporte se torna parte do cotidiano, como uma terapia. Ele também explica que o esporte ajuda a criar um círculo social e fortalece a capacidade de lidar com desafios do dia a dia, seja no trabalho ou em outros contextos. Eric completa falando sobre a importância da disciplina no esporte, especialmente para as crianças, ajudando no comportamento em casa, na escola e na socialização.

Ainda segundo eles, o jiu-jitsu promove um local democrático, onde pessoas de diferentes perfis e classes sociais se encontram. O esporte é visto como uma terapia, ajudando na resiliência e disciplina, o que reflete positivamente na vida pessoal dos praticantes. Crianças, por exemplo, melhoram o comportamento em casa e na escola, e aprendem lições como cair com segurança, desviar de obstáculos e se defender de agressões.

Em Muriaé o esporte tem sido bastante popular e revelado grandes atletas, como Antônio Helvécio, que foi campeão sul-americano de jiu-jitsu e Gabriel Zayden, que conquistou um pódio em uma competição em Miami. Além disso, a equipe da academia Asia Studios, onde eles atuam, teve um bom desempenho em Muriaé, ficando em sétimo lugar entre 95 equipes.

 

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: