De acordo com a empresa Coletivos União, não houve demanda das pessoas, o que deixou impossibilitado a manutenção das linhas
- Cidade
- | 07/04/2022
A felicidade de quem depende do transporte público para se locomover à noite, durou pouco. Após exatos 15 dias de caráter experimental, a empresa Coletivos União, responsável pelo transporte público em Muriaé, informou que as duas linhas que foram inseridas para atender passageiros a partir das 22h será cancelada nesta quinta-feira (07).
Os ônibus realizavam os percursos Centro/Joanópolis, com deslocamento Barra/Marambaia. Ambas tinham os mesmos horários de saída; às 22h10.
De acordo com a gerencia do Coletivos União, durante o período experimental, não houve adesão por parte da população, porém, diferente dos vídeos que circulam nas redes sociais, divulgados pelos passageiros, indignados quando receberam a notícia de que as linhas seriam canceladas, mostravam várias pessoas dentro dos veículos.
A equipe de jornalismo da Rádio Muriaé entrou em contato com o Departamento Municipal de Transportes e Transito (Demuttran) e a informação repassada foi que o órgão recebeu um ofício do Coletivos União na quarta-feira, informando que as linhas seriam desligadas da logística da empresa.
Segundo o departamento jurídico do órgão, a decisão já foi repassada a Procuradoria do município. Uma reunião entre a empresa de transportes e o Demuttran será marcada para discutir a possibilidade das linhas voltarem, mas a decisão final cabe ao Coletivos.
O Demuttran explicou que o órgão tem somente o poder de fiscalizar se as rotas estão sendo cumpridas, conforme acordado com a empresa e disse que são realizadas vistorias nas rotas durante o mês para saber se o Coletivos está cumprindo com as rotas e entregues ao Ministério Público.
O coletivos União tem o contrato licitatório com a prefeitura até o início de agosto desse ano. O planejamento é que uma empresa especializada em logística seja contratada e realize um estudo em Muriaé para levantar as demandas do município.
A partir deste estudo, o documento licitatório será montado, baseado nas demandas da população e uma nova licitação será realizada.