Muriaé vai ganhar nos próximos dias seu próprio “Marco Zero”. O monumento está sendo construído na Praça do Rosário, local que, em 1817, Constantino Pinto desembarcou e fundou a aldeia de São Paulo Manoel Burgo, que deu origem a cidade de Muriaé.

Segundo a prefeitura, o Marco Zero é inspirado no monumento da Praça da Sé em São Paulo.

O totem terá formato hexagonal, revestimento em granito e altura total de 1,2m. Cada uma das seis faces será coberta também por placas de inox com ilustrações de atividades nas quais o município se destaca: comércio, educação, piscicultura, moda, saúde e turismo. A base será revestida por ladrilhos representando os raios solares, como forma de mencionar o refrão do Hino de Muriaé, cuja letra diz: “terra querida, por um sol todo ouro banhada e aquecida”.

As peças serão produzidas pela empresa Artefatos de Cimento Mauro Galvão, situada na própria Praça do Rosário e que há mais de 100 anos se destaca na fabricação de ladrilhos decorativos.

No topo do monumento, será instalada uma rosa dos ventos, que aponta as direções norte, sul, leste, oeste, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. O mesmo desenho será replicado no piso ao redor do totem.

A expectativa da prefeitura é que a obra fique pronta nos próximos dias.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: