Dr. Henrique Lopes, do Hospital São Paulo de Muriaé, faz carimbo da placenta e dos pezinhos do bebê em uma tela, como forma de humanizar o nascimento
- Cidade
- | 11/07/2023
Uma tela colorida com o carimbo da placenta e dos pezinhos do bebê, acompanhada de dados e mensagens carinhosas. Essa é a lembrança que algumas mães estão recebendo após darem à luz no Hospital São Paulo de Muriaé, graças a uma iniciativa do médico pediatra, Dr. Henrique Lopes. O objetivo é eternizar as emoções do parto e valorizar a importância da placenta, que nutriu e protegeu o bebê durante a gestação.
A arte é feita com tinta guache, dentro do Centro Cirúrgico, seguindo os cuidados e a preparação necessários. O médico explica que o carimbo da placenta é oferecido às mulheres que tiveram partos de baixo risco e que é preciso entrar em contato com ele antes para combinar sobre a possibilidade da execução da obra. Ele ressalta que a ideia é favorecer, ainda mais, a humanização dos partos.
A fotógrafa muriaeense, Ludmila Gusman, que há nove anos registra nascimentos em Muriaé, teve a oportunidade de fotografar esse trabalho de humanização, quando acompanhava um parto. Ela se diz encantada com a iniciativa e com o empenho dos profissionais em oferecer às mamães um parto cada vez mais humanizado. “Achei fantástica e muito importante para eternizar esse laço de amor entre mãe e filho”, afirma Ludmila.
A placenta é o órgão responsável pela troca de nutrientes entre a mãe e o bebê durante toda a gestação. É através dela que acontece a comunicação do bebê com a mãe no período embrionário. Além disso, a placenta também estimula os hormônios femininos durante a gestação, filtra o sangue materno e realiza trocas gasosas. Tudo isso a faz ser fundamental para o desenvolvimento do embrião.