- Cidade
- |
Aconteceu em Muriaé na manhã deste domingo (28/07), a 78ª procissão motorizada em louvor a São Cristovão com milhares de fiéis guiando suas motocicletas, automóveis e caminhões. O cortejo passou por ruas e avenidas da cidade.
A comemoração ao dia do padroeiro dos motoristas teve início na quinta-feira (25) com celebração de missas, leilão, prendas e movimento social.
Neste domingo (28), bem cedo, aconteceu a santa missa do padroeiro São Cristóvão e logo após carreata pelas ruas da cidade. Também na programação almoço festivo. O encerramento da festa acontece às 19h com celebração de missa.
História de São Cristóvão
Anualmente em 25 de julho a Igreja celebra o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes. O verdadeiro nome de São Cristóvão era Réprobo, ele nasceu por volta do Século 3 e era um homem alto e forte. Quando adulto, trabalhava como guerreiro para o Rei de Canaã. Durante uma festa, o guerreiro percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas citavam o nome do mal. Curioso, ele saiu pelo deserto em busca deste mal. Ao encontrar, ele viu que este fugia quando via uma cruz.
Até que em um momento, um sábio eremita lhe disse que a figura ligada à cruz é quem possuía a maior força e poder entre todos: Jesus Cristo. Após convertido, o eremita falou para ele ficar à beira de um rio, para ajudar as pessoas a atravessarem e levar a Palavra de Cristo a elas. E isso fez. Em uma noite de tempestade, um menino apareceu pedindo ajuda. Apesar de pequeno, era muito pesado. Ao final do percurso, o menino revelou a identidade; era Jesus Cristo. E o peso sentido eram os pecados do mundo. Com isso, o santo provou que sempre serviria ao Filho de Deus, ficando conhecido como “portador de Cristo”.
Ele então passou a se chamar Cristóvão, o padroeiro dos viajantes.