Celebração realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Porto - Fotos Aéreas: Silvério Júnior

O feriado de Corpus Christi em Muriaé foi marcado com missas e procissões. As celebrações iniciaram na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Barra às 6h. Em seguida, os fiéis realizaram uma procissão pelo bairro.

Às 8h a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Porto também iniciou as celebrações e depois os fiéis participaram da procissão.

Já a Paróquia São Paulo, esse ano, realizou a missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário na praça do bairro Rosário. Ao final da celebração, ouve também procissão.

Sobre o feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi é uma celebração religiosa católica que ocorre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, é celebrado no domingo seguinte ao Pentecostes. A data do Corpus Christi varia a cada ano, uma vez que depende do calendário litúrgico da Igreja Católica, baseado no ciclo da Páscoa.

Origem e Significado

O nome “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 através da bula “Transiturus de hoc mundo”. O objetivo da celebração é honrar a Eucaristia, que para os católicos é a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados durante a missa.

A inspiração para a criação do Corpus Christi veio de uma freira belga chamada Juliana de Cornillon, que teve visões de Cristo pedindo uma festa especial para honrar a Eucaristia. Além disso, a festa ganhou força após o milagre de Bolsena em 1263, onde se acredita que uma hóstia sangrou enquanto era consagrada, reforçando a crença na presença real de Cristo na Eucaristia.

Tapetes de Corpus Christi

No Brasil, especialmente em cidades como Ouro Preto (MG), São João del-Rei (MG), Mariana (MG) e muitas outras, é tradicional a confecção de tapetes de rua para a procissão. Esses tapetes são feitos de diversos materiais como serragem colorida, flores, areia, e outros elementos decorativos, formando imagens religiosas e símbolos eucarísticos.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: