WhatsApp
Facebook

O 2º Pelotão de Bombeiros de Muriaé deu início, na última segunda-feira (04), a Operação Alerta Verde, uma iniciativa que visa a prevenção de incêndios em vegetação, especialmente em lotes vagos. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acontecerá durante todo o mês de abril e tem como foco a fiscalização e orientação da população sobre a importância da limpeza desses terrenos.

Os incêndios em áreas de vegetação estão entre as ocorrências mais frequentes atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com aumento expressivo durante o período de estiagem, com pico em agosto. As condições típicas dessa época, como baixa umidade do ar e ventos fortes, contribuem para a propagação rápida das chamas e a ampliação das áreas afetadas.

A Operação Alerta Verde é realizada anualmente e tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar os mineiros para que colaborem com ações preventivas. Em Muriaé, o trabalho de vistoria nos lotes busca alertar sobre a necessidade de manutenção constante desses espaços, reduzindo os riscos de incêndios florestais e preparando o município para o período mais crítico da seca.

Segundo o CBMMG, muitos focos de incêndio poderiam ser evitados com maior participação da comunidade, seja no apoio à fiscalização, seja na denúncia de práticas irregulares. Além de provocar danos ao meio ambiente, o fogo em lotes vagos pode afetar a saúde de pessoas vulneráveis, como crianças e idosos, causar prejuízos materiais,  atingindo casas e redes elétricas e comprometer a qualidade do ar.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: