Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura em 95% dos casos.
- Cidade
- | 19/10/2022
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2020 em Minas Gerais, a incidência de diagnóstico de câncer de mama fica com a taxa de 59,43 casos para cada 100 mil mulheres anualmente.
Em Muriaé, com aproximadamente 110 mil habitantes e considerando uma taxa de 53% da população do sexo feminino, chegamos ao número preocupante de estimativa de 30 casos anualmente em nossa cidade e região.
Portanto, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
A Fundação Cristiano Varella realizou durante o ano de 2021, 8.243 exames de mamografia, a instituição continua com campanhas e realizando exames de pacientes encaminhados pelas Secretarias de Saúde da região pactuada pelo SUS para elucidação diagnóstica (nos casos de alta suspeição) e tratamento (dos casos já confirmados).
Para pacientes entre 50 e 69 anos que desejam realizar o exame, o hospital realiza exames com encaminhamento pela Unidade de Saúde de cada paciente, mesmo sem pedido médico.
Vale lembrar que o Hospital ainda dispõe de uma Unidade Móvel itinerante, que realiza, mediante parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios da região de abrangência, dentre outros exames, também a mamografia de rastreamento.