O mural inclusivo conta com detalhes em braile para deficientes visuais
- Cidade
- |
Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (28), a inauguração do primeiro mural inclusivo de Muriaé e região. O evento ocorreu na Escola Sebastião Laviola e contou com a presença de toda equipe responsável pelo projeto, assim como representantes da Fundarte e alunos que possuem deficiência visual. Eles foram os primeiros a sentirem a intervenção artística produzida.
“Ver as pessoas aqui e os próprios alunos tendo essa experiência, para mim é algo muito importante”, comentou João Vitor.
A iniciativa contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo e levou cerca de oito meses para ser finalizada. O mural que carrega cores vivas, leva também o estilo artístico de João Vitor, voltado para a fauna e a flora.
Foram mais de 200 placas impressas pela máquina de impressão 3D do modelador Midyan Pinto. A pintura também conta com descrições em braile das figuras utilizadas, que foram montadas com o auxílio da interprete Luiza Lopes.
Durante o evento, alunos que são deficientes visuais puderam estar tocando e fazendo a leitura em braile do mural inclusivo. Um momento especial e de muita emoção para todos que estiveram presente.
Em entrevista a Rádio Muriaé, a diretora geral da iniciativa “Para todos verem” compartilhou a alegria de ver o projeto finalizado.
“Foi uma realização. Quando tudo estava em nossa cabeça, parecia impossível da gente chegar realmente no resultado que chegamos hoje. Estamos muito realizados.” disse.