- Cidade
- | 28/01/2023
A Prefeitura de Muriaé decretou estado de emergência, devido os altos números de casos de Dengue registrados no município. O anúncio foi feito na tarde de ontem, em uma reunião junto com o Comitê que atua no combate ao mosquito.
Estiveram presentes o prefeito, Marcos Guarino (PSB), a Secretária Municipal de Saúde, Luiza Agostini, o promotor de justiça, Fábio Laureano representando o Ministério Público, o presidente da Câmara, Gerson Varella Neto além de demais autoridades municipais.
Segundo o departamento de Vigilância Ambiental, nos últimos dias foram notificadas 489 pessoas sendo que 43 casos já foram confirmados. A partir do momento em que os resultados laboratoriais forem chegando, os números são atualizados.
Durante a reunião, o prefeito Marcos Guarino disse está preocupado com o atual cenário, mas informou que a prefeitura não medirá esforços para combater o mosquito.
Para que a infestação seja combatida, foi montado um plano de ação que já está sendo colocado em prática. Um decreto foi emitido no dia 24 de janeiro em que várias medidas serão tomadas nos próximos dias. Dentre elas estão:
. O proprietário do terreno que não realizar a limpeza, esta será feita pelo Demsur e depois a cobrança irá através do IPTU
. Todos os locais públicos pertencentes ao município serão verificados
. As caixas D´água das casas serão fiscalizadas com um drone para saber se estão tampadas adequadamente.
. Nas Unidades Básicas de Saúde o fluxo de pacientes sintomáticos serão organizados e triados
. Os laboratórios particulares deverão notificar os casos para a Secretaria Municipal de Saúde
. Mutirões de limpeza serão realizados por toda a cidade, principalmente nos pontos mais críticos
Ainda segundo os especialistas, um dos motivos desse aumento é referente aos acontecimentos climáticos ocorridos em Muriaé nos últimos meses, como o vendaval que assolou o município em outubro do ano passado. Muitas caixas d´água estão destampadas até hoje. E também as fortes chuvas que caíram em janeiro desse ano.
População precisa fazer a sua parte
Durante a reunião foi unânime o pensamento de que todos precisam fazer a sua parte. Para a secretária Municipal de Saúde, Luiza Agostini, é importante que a população verifique diariamente se há foco do mosquito nas residências. A principal forma de eliminar os focos é evitar água parada.
Sintomas
Os principais sintomas acometidos pela Dengue são; febre, dores de cabeça, dores nos olhos, dores pelo corpo, vômito, diarreia, manchas pelo corpo e coceiras.
A recomendação é para que os pacientes procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.