A concorrência pública ocorrerá em julho e definirá a empresa responsável pelo Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Muriaé.

A Prefeitura de Muriaé anunciou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21), a abertura de uma licitação por meio de concorrência pública para a concessão exclusiva da operação de todo o Sistema de Transporte Coletivo Urbano por ônibus da cidade. O processo licitatório será realizado em 26 de julho deste ano, tendo como critério a seleção da proposta mais vantajosa para a prestação dos serviços. A sessão ocorrerá às 10h, de forma virtual, por meio do site da Bolsa Nacional de Compras – BNC.

No edital, disponível no site da prefeitura (clique aqui), consta que o serviço de transporte poderá ser realizado por meio de ônibus de diversos tamanhos (Básico, Midi, Mini, Micro), vans ou qualquer outro modo que possa ser implementado durante a vigência do contrato. Com uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, Muriaé busca melhorar a mobilidade urbana e atender às necessidades da população.

Essa iniciativa da prefeitura foi precedida por uma Audiência Pública realizada em 9 de março deste ano, onde o plano de reestruturação do sistema de transporte coletivo foi debatido com a participação da comunidade. O processo de licitação teve início após o término do contrato de concessão com a empresa Coletivos Muriaeense, responsável pelo transporte municipal, em outubro de 2022. Para evitar interrupções no serviço, a prefeitura assinou um contrato emergencial de 12 meses e subsidiou o transporte municipal para evitar reajustes tarifários.

Durante o período de contrato emergencial, a tarifa foi mantida em R$ 3,40. No entanto, em janeiro deste ano, houve um aumento para R$ 4,00. A prefeitura também realizou uma pesquisa em abril, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demuttran), com o objetivo de avaliar a qualidade dos ônibus, o atendimento e a infraestrutura nos pontos de parada, levando em consideração a opinião dos usuários do sistema de transporte coletivo.

O processo será conduzido de forma transparente e objetiva, visando selecionar a proposta mais vantajosa para a cidade. Os interessados podem obter mais informações no site da prefeitura ou entrar em contato pelo telefone (32) 3696.3317.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: