- Cidade
- | 01/07/2024
Acontece nesta quarta-feira (03) às 19h, a cerimônia de inauguração do Teatro Zaccaria Marques.
Após uma série de reformas envolvendo a troca de telhas de cobertura e novo forro, novos aparelhos de ar-condicionado, iluminação de plateia e canhões de iluminação artística, as portas do Zacaria serão abertas novamente ao povo muriaeense.
História do Teatro Zaccaria Marques
Inaugurado em 1997 junto à Fundarte, o Teatro que é patrimônio cultural de Muriaé, promove há quase 30 anos a arte e a cultura local. Através de shows, palestras, danças e peças teatrais, o espaço foi palco de diversas figuras famosas como o jogador Zico, o bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda, os escritores Zuenir Ventura, Marina Colassanti, Afonso Romeno e muitos outros.
Na cidade, diversas escolas de artes realizam apresentações com alunos de todas as idades em seu palco. Um show de expressões artísticas e emoções que são levadas por gerações.
Quem foi Zaccaria Marques?
Em 1927, nascia em Muriaé Zaccaria Cirilo Marques, filho de José Cirilo Marques e Minervina Ramos Marques. Quando mais velho, se mudou para Juiz de Fora onde casou com Geralda Armond.
Desde pequeno Zaccaria mostrou talento para às artes, em 1946 se mudou para o Rio de Janeiro, onde estreou no Teatro Municipal em 1956 como cantor. Foi um dos maiores tenores do Brasil e também realizou apresentações fora do país.
Sua última apresentação aos muriaeenses foi durante os anos 70, em 1985 o artista faleceu e em reconhecimento ao seu talento e contribuição à cultura, o teatro de Muriaé foi nomeado em sua homenagem.