A audiência pública foi realizada pela Comissão de Viação e Transportes. Dentre as demandas, está a instalação de um trevo em frente a FCV
- Cidade
- |
Muriaé participou, nesta terça-feira (02), em Brasília, de uma audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Representado pelo funcionário da Fundação Cristiano Varella, Geraldo Lúcio, foram apresentados dados que comprovam a necessidade da instalação de pelo menos, duas intervenções no perímetro urbano da BR-116 no município.
A comissão foi presidida pelo Deputado Federal Bebeto (PP-RJ). O motivo foi fiscalizar os serviços da Concessionária Eco Riominas, vencedora do processo licitatório em 2022 para administrar a BR-116 do Rio de Janeiro a Governador Valadares. Ao todo são mais de 700 km.
De acordo com o processo, a empresa precisará realizar uma série de investimentos que ultrapassarão o valor de R$ 11 bilhões. O prazo para a conclusão das obras é de 30 anos. Os deputados querem saber se a empresa está cumprindo com o cronograma estipulado.
Durante a audiência pública, Geraldo Lúcio apresentou uma série de dados que comprovam a necessidade das intervenções. Uma delas no entroncamento das BR-356 com a 116. O local é palco de constantes acidentes e engarrafamentos diários, prejudicando quem passa pelo trecho, seja motoristas de veículos pesados ou de passeios.
Outra intervenção é a construção de um trevo em frente a entrada da Fundação Cristiano Varella. Nos últimos anos, dezenas de acidentes, a maioria deles graves, aconteceram no local, por ser uma área de grande movimentação de veículos durante todo o dia.
Em entrevista à Rádio Muriaé, o Deputado Federal, Bebeto disse que irá repassar todas as demandas à Eco Riominas. Segundo ele, é preciso que a concessionária coloque em seu planejamento as intervenções.
Com entregas previstas a partir do quarto ano de concessão, ou seja, em 2026, o contrato estabelece a construção de 303 quilômetros de duplicações, 255 quilômetros de faixas adicionais e 85,5 quilômetros de vias marginais do Rio de Janeiro a Governador Valadares.