- Cidade
- |
WhatsApp
Facebook

O ano de 2022 está terminando e o que não faltou foram notícias para deixar os últimos 365 dias marcados na história. Não faltaram alegrias, tristezas, surpresas agradáveis, outras nem tanto, mas todas transformadas em notícias, sempre com o objetivo de deixar a população bem informada e atenta sobre tudo que está acontecendo. Afinal de contas, o tempo não para.
Começamos essa retrospectiva falando sobre política. 2022 movimentou todo o Brasil e acirrou os ânimos de muitos, diante da disputa presidencial mais acirrada da história.
Muriaé teve dois deputados reeleitos e um eleito pela primeira vez. Misael Varella (PSD) seguiu para seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal, Dr. Wilson Batista (PSD) também elegeu pela quarta vez e Grego estreou no legislativo estadual pelo partido PMN.
Faltando poucos dias para as eleições, Muriaé recebeu a visita do então candidato a vice-presidência da república, general, Braga Neto. Ele permaneceu por poucas horas na cidade, mesmo assim, se reuniu com prefeitos da região, realizou uma carreata e fez um discurso no Sindicato Rural para apoiadores da campanha.
Foram muitas entrevistas realizadas com os candidatos. Durante o período eleitoral, a Rádio Muriaé recebeu o candidato reeleito, Romeu Zema (NOVO), seu principal adversário, Alexandre Kalil (PSB), além de todos os candidatos a deputados estadual e federal que concorreram pela microrregião de Muriaé.
Após as eleições, assim como aconteceu em vários estados brasileiros, muitos foram para as margens das rodovias protestarem contra o resultado das urnas. Em poucos dias, os manifestantes foram se dispersando.
No âmbito municipal, a política muriaeense foi destaque nacional. Em 2022 a população de despediu do empresário e prefeito, José Braz. Ele faleceu aos 96 anos numa manhã de domingo, após passar mal dentro de sua casa.
Quando a notícia foi oficialmente confirmada, houve muita comoção. Centenas de pessoas acompanharam o velório ocorrido dentro de sua residência.
Autoridades políticas como o governador de Minas, Romeu Zema, o presidente do senado, Rodrigo Pacheco emitiram notas de pesar e se solidarizaram com a família e toda a população muriaeense.
O cortejo fúnebre foi feito pelo Corpo de Bombeiros. Antes de ir para o Cemitério Municipal, a viatura com o caixão parou em frente ao Centro Administrativo, onde os servidores prestaram suas últimas homenagens. José Braz foi enterrado no jazigo da família, ao lado de seu filho, Gilberto Braz.
Posse de Marcos Guarino
No mesmo dia, o então vice-prefeito, Marcos Guarino assumiu o executivo municipal. Seguindo os protocolos do regimento interno municipal, a posse foi realizada na Câmara de Vereadores, de uma forma discreta e sem muitos convidados.
Nas primeiras semanas como prefeito, boa parte do secretariado foi substituído e aos poucos, Guarino foi incrementando seu estilo de trabalho.
Próximos assuntos
Nos próximos assuntos, vamos relembrar fatos que marcaram Muriaé, como o maior vendaval registrado na história do município e a entrega das casas no Residencial Vermelho II.