O ano de 2024 se encerra hoje, mas muitos fatos e acontecimentos ficarão marcados na história de Muriaé. Foram muitas relatos contados nesses 365 dias.

O mês de janeiro começou com um susto. Um restaurante localizado no Centro de Muriaé explodiu durante a noite. Felizmente, os funcionários que estavam no momento da explosão tiveram ferimentos leves. Poucos meses se passaram, e para a alegria dos clientes, o restaurante reabriu com força total e encerra o ano ainda mais forte.

Tristezas e alegrias com o NAC

2024 também foi mais um ano que o torcedor do Nacional ficou apenas na expectativa do acesso a série A do Campeonato Mineiro. Com um time apático e uma diretoria confusa, a equipe de Muriaé, por mais um ano, fez feio na competição. Quem não se lembra da entrevista do treinador Chiquinho Lima, em que ele desabafa e trouxe à tona diversos problemas que até então, nunca haviam sido expostos publicamente.

O do NAC só não foi tão ruim porque das categorias de base do time feminino veio um título inédito, conquistado pelo clube. O campeonato Mineiro Feminino Sub-17. Durante toda a competição, as jovens atletas mostraram que a garra e a determinação pela vitória faz a diferença para conquistar um título.

Política agitada

Na política, o ano também foi movimentado. Em 2024 a população reelegeu o prefeito Marcos Guarino, desta vez, acompanhado de seu vice, Manoel Carvalho. No Poder Legislativo, as mudanças surpreenderam. Dos 17 vereadores eleitos, sete foram reeleitos, sete foram eleitos pela primeira vez e três retornaram ao Legislativo. Um verdadeiro show da democracia.

Entretanto, a política muriaeense também teve seu momento obscuro. O Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (GAECO) voltou a deflagrar operações no município. A última operação foram deflagrados 15 Mandados de Busca e Apreensão em residências e empresas, ligadas a fraudes de licitações.

Foi neste ano que o vereador Carlos Delfim, após um longo processo interno na Câmara Municipal, foi cassado de forma definitiva. Houve também o afastamento do então presidente da Câmara Gerson Varella e do vereador Ademar Camerino, após a Justiça Eleitoral suspender todos os votos dos partidos MDB e PSL, alegando que as mulheres entraram apenas para compor a legenda.

Acidentes chocaram a população

Nos últimos 12 meses, diversos acidentes graves aconteceram nas rodovias que cortam Muriaé e também no perímetro urbano da cidade. Em agosto, a motociclista Graziella Aparecida Lima de 39 anos perdeu a vida após bater de frente com um micro-ônibus na Avenida JK no Centro de Muriaé. Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros tentaram reanima-la, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Outro acidente fatal ocorrido esse ano, desta vez, na BR-116, Selma Vitor de Oliveira perdeu a vida. Ela era de Fervedouro e estava vindo a Muriaé para conhecer o neto que havia nascido. Ela perdeu o controle da direção e bateu contra uma carreta.

Outro susto aconteceu em São Sebastião da Vargem Alegre em outubro. O veículo estava lotado de crianças vindo para Muriaé leva-los no cinema. Porém, durante o percurso, foi atingido por um carro de passeio. Felizmente ninguém se feriu gravemente.

E por falar em susto, não podemos esquecer de uma aeronave monomotor que realizou um pouso forçado em uma mata localizada às margens da BR-356, próximo ao distrito de Vermelho.

Por um milagre, os dois tripulantes que estavam dentro da aeronave tiveram ferimentos leves. A notícia chamou a atenção e repercutiu em vários veículos de comunicação do Brasil.

Implante capilar sem autorização

Um fato que também chamou muita atenção e se tornou notícia em todo estado, foi a prisão de uma farmacêutica que realizava implantes capilares. Os autos da denúncia apontam que a mulher não tinha autorização para realizar o procedimento. De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), apenas médicos são aptos a realizarem o procedimento.

Ela chegou a ser presa em flagrante, mas foi solta poucos dias depois. A clinica foi fechada pela Vigilância Sanitária.

Shows que movimentaram Muriaé

O ano também deixou boas notícias e recordações melhores ainda. Os amantes da música brasileira puderam se deleitar com os shows realizados em Muriaé. Esse ano tiveram as apresentações do Sorriso Maroto e Ferrugem no mesmo dia, Henrique e Juliano em mais uma edição do “Fundação Faz a Festa” e Ana Castela. No espaço Torrão quem se apresentou por lá foi o cantor Dino Fonseca.

Boas notícias

Para a Rádio Muriaé, 2024 foi marcante. Em setembro aconteceu a inauguração do mais novo estúdio de audiovisual. Um espaço totalmente interativo, projetado para receber convidados de diversas áreas.

Neste período, a emissora recebeu a presença do Governador de Minas, Romeu Zema. Ele foi o primeiro entrevistado no espaço e respondeu diversos questionamentos sobre Minas.

Polícia atuante

As forças de segurança não pouparam esforços. Prova disso foi a redução na criminalidade em Muriaé. Em um levantamento realizado pelo 47º Batalhão da Polícia Militar em Muriaé, 2024 foi o ano com menor número de registros policiais nos últimos 7 anos.

E por falar em queda da criminalidade, em dezembro, durante uma operação realizada pela Polícia Militar, um dos traficantes considerado de alta periculosidade, foi preso dentro de um bueiro no bairro Gaspar. Durante a operação, outras 7 pessoas foram detidas e grande quantidade de drogas apreendidas.

Cirurgias robóticas realizadas na FCV

Mas 2024 fechou com uma boa notícia. Através de um investimento feito pelo Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, muitas vidas serão salvas. A instituição realizou a compra de um equipamento robótico para a realização de cirurgias. Parte dessas cirurgias será feita pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Diante de tantos fatos e acontecimentos, a nossa expectativa é que 2025 traga boas notícias a toda a população. Que ela venha repleta de conquistas e muitas realizações.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: