Segundo a empresa responsável pelo trabalho, nesse primeiro momento será para divulgar o trabalho antes de iniciar a cobrança
- Cidade
- | 07/07/2023
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (07) o Prefeito de Muriaé, Marcos Guarino (PSB) acompanhado do diretor do Demuttran, Mário Brambila e de representantes da empresa Fix Construções, Tecnologia e Serviços Ltda detalharam sobre o retorno do rotativo em Muriaé.
Durante a entrevista foram destacados que a partir de agosto, mais tardar na segunda quinzena, a cobrança nos estacionamentos começarão a ocorrer.
O valor será R$ 0,50 a cada meia hora para motos e R$ 1,00 a cada meia hora para carros. A princípio, os locais de cobrança serão as principais ruas do Centro e Barra.
Gratuidades
Seguindo as normas do Código de Transito Brasileiro, com a implantação do sistema, haverá uma série de gratuidades. Moradores das áreas de cobrança, Deficientes físicos, idosos, vereadores e representantes do Poder Judiciário como Juízes, Promotores de Justiça, Defensor Público e Oficiais de Justiça não pagarão o rotativo. É necessário a realização do cadastro no Demuttran.
Fase de Divulgação
A partir de julho uma série de atividade acontecerá em Muriaé para orientar a população sobre como irá funcionar o rotativo. Serão contratados cerca de 30 colaboradores que, nesse primeiro momento, orientarão os motoristas e motociclistas.
Formas de pagamento
Os proprietários da empresa informaram que haverá três formas de pagamento. Por aplicativo, por cartão de crédito e por Pix.
Novidade na fiscalização
Além da equipe de funcionários que atuarão em pontos estratégicos, dois carros com câmeras de monitoramento percorrerão as áreas de cobrança. Os veículos que não estiverem com o pagamento atualizado, o proprietário será notificado pelo celular e terá a oportunidade de realizar o pagamento. A falta do pagamento acarretará em multa.
Outras novidades
O Prefeito Marcos Guarino anunciou que, além da implantação do rotativo, já está em fase licitatória a compra de novos semáforos, mais tecnológicos e com mecanismos de acessibilidade.
Outra informação importante é a implantação de novas câmeras de segurança. Ao todo, serão instaladas no município 30 câmeras. As polícias Militar e Civil terão acesso simultâneo das imagens.