- Cidade
- | 08/12/2023
O tema é sensível, porém, muito importante e está presente no dia-dia de toda a sociedade. O Seminário relacionados à infância e juventude reuniu especialistas e autoridades referência no assunto para discutir questões cruciais como entrega legal, família acolhedora, apadrinhamento e adoção tardia.
Dentre os presentes, estava Dr. José Roberto Poiani, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que desempenha papel na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia desde agosto de 2003. Ele abordou o papel do Judiciário referente as pautas relacionadas à proteção e garantia dos direitos das crianças e jovens e contou experiências que vivenciou à frente da Vara da Infância e Juventude.
Em entrevista à Rádio Muriaé, Dr. Juliano Carneiro Veiga, também Juiz de Direito e organizador do evento, destacou o propósito do seminário, que foi proporcionar aos participantes a capacidade de reconhecer a importância do fortalecimento e da disseminação dos programas relacionados à adoção tardia, apadrinhamento afetivo, família acolhedora e entrega legal.
Ao longo do seminário, foram debatidos não apenas aspectos legais, mas também aspectos sociais e psicológicos envolvidos nas práticas de adoção e acolhimento. A troca de experiências entre as autoridades e os participantes contribuiu para uma compreensão mais ampla e humanizada desses processos, promovendo um ambiente propício para a construção de políticas públicas mais eficazes nessa área.