- Cidade
- | 11/03/2022
A partir deste sábado (12) o uso de máscaras não será mais obrigatório em Minas Gerais. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) durante uma coletiva de imprensa, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, pelo Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Sem máscara e sem ninguém ao lado, o Secretário disse também que o programa “Minas Consciente” também será encerrado no Estado, entretanto, a pasta continuará monitorando a pandemia.
De acordo com o Secretário, o motivo da flexibilização tão aguardada entre os mineiros, é devido a queda no número de casos, previsto pelos especialistas. A previsão é que nas próximas duas semanas, os índices caem ainda mais.
Mesmo com a baixa de casos, o Secretário não comemorou. Baccheretti lamentou as mais de 60 mil mortes provocadas pela pandemia no Estado, mas enalteceu o trabalho desenvolvido, colocando Minas com a menor taxa de mortalidade no Brasil.
Segundo o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde de Muriaé, Marcos Guarino, o município vai seguir a orientação do Estado e a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos de Muriaé também não será mantida.
Já a liberação do utensílio em locais fechados vai depender dos números de vacinados em cada município. É necessário atingir ao menos 80% da população com 5 anos ou mais com as duas doses da vacina e aplicarem a dose de reforço em pelo menos 70% da população com 18 anos ou mais.
Em Muriaé, de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, 37 pessoas seguem ativas com a doença. Desde o início da pandemia 351 muriaeenses perderam a suas vidas após complicações da Covid e 84.741 muriaeenses receberam, ao menos, uma dose da vacina.