Muriaé Céu claroMax 24º
Min  12º
JORNALISMO | 22/07/2013 « Voltar

Romaria das Águas e da Terra reúne milhares de pessoas a Miradouro

Romaria das Águas e da Terra reúne milhares de pessoas a Miradouro
Evento aconteceu juntamente com 9ª edição da Romaria do Trabalhador Rural (Fotos: Sandro Carrizo)
Faixas e cartazes destacaram lutas dos romeiros (Foto: Sandro Carrizo)

(Foto: Sandro Carrizo)

(Foto: Sandro Carrizo)

(Foto: Elias Muratori)

(Foto: Elias Muratori)

(Foto: Elias Muratori)


Realizada em Miradouro (Forania de Muriaé), na manhã de domingo (21), a “17ª Romaria das Águas e da Terra” foi acompanhada por milhares de romeiros de todas as partes do estado – entre trabalhadores rurais, religiosos, jovens, crianças, representantes de movimentos sociais e eclesiais.

A manifestação religiosa e popular, que teve o objetivo de promover uma busca pela transformação da atual sociedade excludente, chamando a atenção para os problemas e injustiças no campo, aconteceu juntamente com a “9ª Romaria do Trabalhador Rural”, que é uma caminhada de âmbito diocesano.

Neste ano, com o tema “Juventude no Campo e nas Cidades – Defendendo nosso Chão, nossa Gente e a Criação", o evento buscou se manter em sintonia com a “Jornada Mundial da Juventude”, transformando Miradouro na capital da fé e da esperança. 

Entre os temas lembrados em cartazes, palavras de ordem e canções, destacaram-se a violência na área rural, a valorização do meio ambiente e a luta social. A Romaria celebrou, ainda, pessoas que lutaram, ao longo de suas vidas, pelas causas sociais, a defesa do meio ambiente, as injustiças e a partilha do pão, como o Padre Agostinho e a muriaeense Rosa Maria Fortini. 

O evento contou com a presença do bispo Dom José Eudes, dos deputados Padre João, Rogério Correa, André Quintão e Leonardo Monteiro, além de prefeitos e autoridades dos municípios da Diocese de Leopoldina.

A programação teve início, na verdade, no sábado, com uma “Noite Cultural” – com apresentações de artistas da região – que fechou a “Semana Missionária”. No domingo, por volta das 06h30, já havia muitos romeiros reunidos em frente ao Posto Timbozão, na entrada da cidade. Às 08h foi feita a abertura oficial do evento, organizado pela Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e por membros das igrejas da Diocese, incluindo a Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Miradouro. Na sequência, os romeiros deram início à caminhada pelas ruas da cidade.



Fonte : Rádio Muriaé / Sandro Carrizo




COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES