Acontece nesta quarta-feira mais uma etapa de doação de sangue em Muriaé. As coletas acontecerão nos horários de 7h30 às 15h no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), próximo ao Hospital São Paulo.

De acordo com a coordenadora de coleta, Illen Nara, o estoque de sangue em Muriaé está baixo e preocupa, caso aumente a demanda nas próximas semanas.

Um dos motivos da queda nas doações foi a pandemia ocorrida nos últimos dois anos. Com a Covid-19 controlada, a coordenação da pasta espera que aumente o número de doadores.

Recomendação para quem tomou a vacina contra a Covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, há uma recomendação para quem for doar sangue e que tenha se vacinado contra a Covid-19.

Para pessoas que tomaram a Coronavac, é obrigatório esperar pelo menos dois dias. Já a Pfizer e Astrazeneca, a recomendação é que tenha um prazo de sete dias antes de doar. Quem teve Covid, deverá aguardar 10 dias.

Quem pode doar

Podem doar sangue, pessoas de 16 a 69 anos, com boa saúde e peso a partir de 50kg. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta, bem como ter contraído hepatite após os 11 anos, nem ter sofrido de doença de Chagas.

Também há restrição quanto a comportamento de risco para doenças transmissíveis. Já quem acabou de fazer tatuagem ou colocar piercing precisa aguardar 12 meses antes de doar sangue.

Para os que vacinaram contra a gripe ou se imunizaram com a Coronavac, é necessário aguardar 48h para doação. Enquanto os que receberam a dose da Astrazeneca ou Pfizer terão que esperar 7 dias até que possam doar.

Fonte: Rádio Muriaé

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: