- RMTV
- | 11/10/2023
Centenas de pessoas, representada por diferentes segmentos, participaram nesta terça-feira (10) do 3º Seminário “Juntos em Período de Contingência” em Cataguases. O evento aconteceu no Espaço Cultural Humberto Mauro e foi realizado pela Energisa.
Durante o seminário, profissionais de diversos segmentos, preparados para atuarem em momentos de calamidades, palestram.
Muriaé também marcou presença na programação. Representantes do Corpo de Bombeiros, Demsur e Defesa Civil participaram do Seminário.
Objetivo foi fazer um balanço das últimas atuações da Energisa e mostrar, através de dados e estudos, o que ainda pode ser feito para melhorar os atendimentos em momentos de calamidades.
Um dos palestrantes foi o Comandante do Corpo de Bombeiros em Muriaé, Tenente Dornelas. Ele relembrou a atuação conjunta em Muriaé, no dia 05 de outubro do ano passado, um dia depois do município ser acometido pelo pior vendaval da história, com ventos ultrapassando a velocidade de 100 km por hora.
Ele relembrou os desafios que tiveram que enfrentar em conjunto com equipes da Energisa e Defesa Civil. Mesmo diante de vários problemas, a energia para quase 80 mil pessoas foi restaurada 24 horas depois.
“Foram muitos os desafios, mas devido ao empenho e dedicação de todos, conseguimos superar os obstáculos”, disse Dornelas.
Previsão para os próximos meses
Dentre os participantes, estava a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ana Paula Paes. Ela falou sobre o fenômeno El Niño e explicou que nos próximos meses a Zona da Mata terá temperaturas mais elevadas, chuvas menos volumosas, mas devido ao calor, tempestades e trovoadas mais intensas.
Conversa com a imprensa
Mais cedo, o presidente da Energisa Minas-Rio, Eduardo Montovani reuniu com a imprensa de toda a região e explicou a importância dos veículos de comunicação servirem como instrumento eficiente de informação.