Tradicional carreata e benção dos motoristas é destaque
- Religião
- |
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Porto, realizará entre esta quinta-feira (25) e o próximo domingo (28) a 78ª festa em honra a São Cristóvão com diversas atividades religiosas e sociais.
Confira toda a programação:
- Quinta-feira (25): às 19h30, Santa Missa seguida de movimento social com salgados, doces, sorteio de prendas e outras atrações.
- Sexta-feira (26): às 19h30, Santa Missa seguida de movimento social.
- Sábado (27): às 19h, Santa Missa seguida de leilão dos amigos e movimento social.
- Domingo (28): às 7h Santa Missa. Os fiéis são orientados a levar a chave do veículo e a habilitação para serem abençoados.
– Às 08h30, carreata pelas ruas da cidade.
– Às 10h30, marmitex
– Às 11h, almoço festivo com o cardápio arroz, farofa, maionese, pernil e creme de milho.
– Às 19h, encerramento com a Santa Missa.
Segundo a tradição, São Cristóvão era um gigante chamado Réprobo, que vivia na região da Canaã e trabalhava como guerreiro para o rei. Ele tinha o desejo de servir ao maior rei do mundo e, por isso, procurou vários soberanos até encontrar um cristão. Porém, ele percebeu que o rei tinha medo do diabo e resolveu procurar o próprio diabo para servi-lo.
No caminho, ele encontrou um eremita que lhe falou sobre Jesus Cristo, o verdadeiro Rei do céu e da terra. O eremita ensinou-lhe os mandamentos da lei de Deus e batizou-o com o nome de Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”. Depois, mandou-o ir para um rio perigoso e ajudar as pessoas a atravessá-lo.
Cristóvão obedeceu e passou a exercer esse serviço com dedicação. Certa noite, ele ouviu uma voz de criança pedindo-lhe que o levasse para o outro lado do rio. Ele colocou o menino nos ombros e começou a caminhar, mas sentiu um peso enorme, como se carregasse o mundo inteiro. Ao chegar à margem, ele perguntou ao menino quem ele era e recebeu a resposta: “Eu sou Jesus Cristo, o Rei que você procura. E para provar que digo a verdade, plante seu bastão na terra e amanhã ele estará cheio de flores e frutos”. Cristóvão fez como lhe foi ordenado e viu o milagre acontecer.
A partir desse encontro, Cristóvão passou a pregar o Evangelho por onde andava, até chegar à Lícia (atual Turquia), onde foi preso e torturado por ordem do imperador Décio. Ele resistiu a todos os sofrimentos e converteu muitas pessoas com seus exemplos e palavras. Por fim, ele foi decapitado e recebeu a coroa do martírio.
Sua festa é celebrada no dia 25 de julho pela Igreja Católica Romana e no dia 9 de maio pela Igreja Católica Ortodoxa. Ele é invocado como protetor dos motoristas, dos viajantes, dos peregrinos, dos barqueiros, dos solteiros, dos fruteiros e das crianças. Sua imagem é representada com um homem forte carregando uma criança sobre os ombros e segurando um bastão florido na mão.