Quando o assunto é audiovisual, com certeza vem de Cataguases. E se a cidade está envolvida, é sinal que tem coisa boa chegando. Foi nesse clima de festa que aconteceu a inauguração do Animaparque, um inédito modelo de estúdio-escola de animação. O Departamento de Jornalismo da Rádio Muriaé foi conhecer o espaço.

O local é robusto. Tem uma área total de 10 mil metros ² e conta com uma sala de controle de áudio com equipamentos de ponta. Mas o que chama mesmo a atenção é o estúdio que servirá para a produção de animação em stop motion. Uma técnica que vem crescendo no audiovisual brasileiro. O Animaparque está no mesmo local que Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde funciona o curso de tecnologia de Cinema e animação.

Além dos alunos da Universidade, a ideia é que o espaço atenda a produção de audiovisual de toda a região. Por isso, a Energisa investiu dois milhões de reais para reformar toda estrutura. A ideia é que o espaço fomente ainda mais esse mercado na Zona da Mata. A previsão é que o audiovisual  brasileiro em 2024, só no setor de animação, movimente 14 milhões de reais e crie cerca de 500 postos de trabalho diretos, gerando emprego e renda.

Na inauguração não faltou emoção. Dezenas de pessoas ligadas a arte, inclusive de Muriaé, participaram da festa. Mônica Botelho, idealizadora de do projeto e principal mentora da cultura na região, fez questão de ir conferir de perto a inauguração. O espaço foi inaugurado recentemente, mas já é usado para produções audiovisuais.

Siga a Rádio Muriaé através de nossas redes sociais, clicando nos ícones abaixo: