- Política
- | 01/11/2024
O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei 1.239/23, de autoria do deputado estadual Grego da Fundação (PMN), que visa instituir uma política pública voltada ao apoio e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A proposta, que teve votação favorável, agora aguarda redação final e será encaminhada para sanção do governador Romeu Zema (Novo).
A iniciativa busca facilitar o acesso desse público ao mercado formal de trabalho, promovendo um modelo que o deputado classifica como “trabalho com apoio”. Segundo o parlamentar, essa metodologia envolve a preparação e capacitação da pessoa com deficiência diretamente no ambiente de trabalho, com ajustes e recursos de suporte que facilitem o desempenho de suas funções. “Definimos o trabalho com apoio como uma metodologia de colocação competitiva da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nesse modelo, a pessoa é treinada e qualificada diretamente no posto de trabalho, realizando adequações e apoios necessários ao desenvolvimento das tarefas. Esse formato é importante para contribuir para a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência no posto”, afirmou Grego.
Se sancionado, o projeto deverá impactar o setor de inclusão e acessibilidade nas empresas de Minas Gerais, ampliando as oportunidades e promovendo um ambiente de trabalho mais adaptado e inclusivo para todos.